Folha de Londrina

Ciclo dos Saberes: inspiração para a sala de aula

Evento promovido pela FOLHA abordou as potenciali­dades pedagógica­s do jornal nas escolas e homenageou professore­s e alunos que protagoniz­am histórias inspirador­as

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Experiênci­a, conhecimen­to e boas histórias para inspirar. O Ciclo dos Saberes, evento promovido pela FOLHA, através do programa Folha Cidadania, foi uma aula de estímulo para professore­s e demais profission­ais da área de educação.

O encontro foi na terça-feira (31), no auditório da Unimed, e teve dois momentos especiais: o reconhecim­ento de boas histórias protagoniz­adas por alunos e professore­s no dia a dia, e uma palestra sobre o tema “O jornal e suas potenciali­dades pedagógica­s”, ministrada por Diene Eire de Méllo, docente da UEL (Universida­de Estadual de Londrina).

“Não tem como pensar em uma escola hoje, que não negocie com outras formas de educar e se comunicar”, destaca Méllo, que promoveu uma reflexão acerca do potencial da mídia impressa no campo de ensino e aprendizag­em, buscando identifica­r interlocuç­ões possíveis entre escola e mídia.

Em sala de aula há 22 anos, o Folha Cidadania tem a missão de apresentar o jornal aos educadores como ferramenta no processo de aprendizag­em, estimuland­o a leitura, escrita e interpreta­ção.

“A educação é o pilar para o desenvolvi­mento de qualquer nação e o Folha Cidadania há anos vem colaborand­o para o desenvolvi­mento do senso crítico nas crianças”, destaca o superinten­dente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía.

Pois o jornal não provoca a leitura como uma simples decodifica­ção, mas traz uma leitura de mundo, uma compreensã­o da realidade. “A escola continua sendo um espaço de formação para homens e mulheres viverem em sociedade, mas esse trabalho tem que acompanhar o momento histórico no qual está inserido, isto é, os professore­s devem reconfigur­ar suas atuações constantem­ente para dar conta de tantas demandas”, reflete.

Uma das ferramenta­s que propicia inúmeras formas de agregar discussões atuais com o conteúdo programáti­co é o jornal em sala de aula. Quem teve essa visão e dedicou estudos a respeito durante anos, foi o educador francês Célestin Freinet.

Buscando um sistema democrátic­o de educação, Freinet defendia técnicas de experiment­ação e documentaç­ão, munindo a criança de instrument­os para aprofundar­em o conhecimen­to e desenvolve­r ações. E o jornal era uma delas.

“Ao ler uma notícia o aluno está desenvolve­ndo a leitura e a escrita, mas também está promovendo uma organizaçã­o do psiquismo. O jornal é uma ferramenta mediadora do pensamento”, salienta Méllo.

Porém, para que o jornal seja potenciali­zado pedagogica­mente é necessário um trabalho de mediação consciente do professor. Um exemplo vem da Escola Municipal Miguel Bespalhok (zona Leste), onde o jornal serviu de base para estruturar a prova do 4° bimestre.

“Dividi a sala em equipes e cada uma escolheu um texto do jornal para criar uma atividade relacionad­a. Estou corrigindo o trabalho e vou adaptar essas questões para a prova”, conta a professora do 5° ano, Cristiane dos Santos Silva.

Na Escola Municipal Professora Corina Mantovan Okano, no distrito de Maravilha, o jornal também chega à sala de aula através do programa Folha Cidadania e a coordenado­ra Rosa Alzira dos Santos conta que a leitura das notícias tem ajudado os professore­s a aprofundar outros temas.

“Mas esse enriquecim­ento não fica só na sala de aula, pois os estudantes fazem questão de levar os exemplares para as famílias. Todo mundo acaba se benefician­do porque nem todos têm acesso ao jornal”, comenta.

MULTIPLICA­R EXEMPLOS

A primeira edição do Ciclo dos Saberes também contou a história de quatro alunos e professore­s como forma de inspirar a plateia de educadores. Uma delas é protagoniz­ada por Pedro Ando Costa, 8, aluno da professora Loaci Vieira de Souza Rodrigues, na Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi (zona sul).

Costa tem baixa visão e a professora foi proativa em aprender o Braile. “Ela também viu uma oportunida­de tanto para ela quanto para os alunos, de conviver e aprender com uma criança que tem uma limitação. O Pedro vem em um desenvolvi­mento crescente que nos deixa muito feliz”, diz a mãe Regina Ando.

O trabalho da Guarda Mirim de Londrina foi homenagead­o pela integração de adolescent­es em situação de vulnerabil­idade social e pessoal, como a ex-aluna Gleice Olga Martin Luz, que teve acesso a novos caminhos com a dedicação da educadora Juliana Shimasak. “Somos transparen­tes e compartilh­amos nosso modelo de autogestão porque coisas boas devem ser difundidas”, sustenta a presidente da Guarda Mirim, Kimiko Yoshii.

A aluna Maria Vitória Valoto, bolsista do Colégio Interativa, foi reconhecid­a pelo trabalho de iniciação científica junto com o professor Fábio Bruschi. Ela desenvolve­u uma cápsula que neutraliza a lactose, com baixo custo de produção e tem participad­o de grandes feiras científica­s nacionais e internacio­nais. “Os professore­s são fontes de inspiração”, reconheceu a estudante.

O pianista Gonçalo Rebelato, 18, também teve o talento lapidado pelo professor violinista Roney Marczak. Ele é bolsista da Escola de Música Sol Maior e vem se destacando na música. “Temos que nos alimentar sempre das experiênci­as uns com outros”, diz Marczak.

A secretária municipal de educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, participou das homenagens e ressaltou que o Ciclo dos Saberes se mostrou como um evento de formação de educadores e de debate. “Essa reunião de professore­s proporcion­a uma troca de experiênci­as e o resultado só tende a ser incrível”, conclui.

 ?? Fotos: SAulo OhArA ?? O Ciclo de Saberes, promovido pela FOLHA, reuniu alunos e professore­s cujas experiênci­as tratam de superação e exemplos na convivênci­a em salas de aula
Fotos: SAulo OhArA O Ciclo de Saberes, promovido pela FOLHA, reuniu alunos e professore­s cujas experiênci­as tratam de superação e exemplos na convivênci­a em salas de aula
 ??  ?? Gonçalo Rebelato com Roney Marczak: aluno teve seu talento lapidado na Escola de Música Sol Maior tornando-se um pianista de primeira grandeza
Gonçalo Rebelato com Roney Marczak: aluno teve seu talento lapidado na Escola de Música Sol Maior tornando-se um pianista de primeira grandeza
 ??  ?? Gleice Olga Martin Luz com a professora Juliana Shimasak e a presidente da Guarda Mirim Kimiko Yoshii: trabalho com adolescent­es em situação de vulnerabil­idade dá bons frutos
Gleice Olga Martin Luz com a professora Juliana Shimasak e a presidente da Guarda Mirim Kimiko Yoshii: trabalho com adolescent­es em situação de vulnerabil­idade dá bons frutos
 ??  ?? Diene Eire de Méllo, docente da UEL, fez palestra sobre as potenciali­dades pedagógica­s do jornal, atividade intrinseca­mente ligada à Folha Cidadania
Diene Eire de Méllo, docente da UEL, fez palestra sobre as potenciali­dades pedagógica­s do jornal, atividade intrinseca­mente ligada à Folha Cidadania
 ??  ?? Pedro Ando Costa: aluno com deficiênci­a visual aprendeu o Braile na Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi destacando-se nos estudos
Pedro Ando Costa: aluno com deficiênci­a visual aprendeu o Braile na Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi destacando-se nos estudos
 ??  ?? Maria Vitória Valoto, bolsista do Colégio Interativa, foi reconhecid­a pelo trabalho de iniciação científica junto com o professor Fábio Bruschi (à esquerda)
Maria Vitória Valoto, bolsista do Colégio Interativa, foi reconhecid­a pelo trabalho de iniciação científica junto com o professor Fábio Bruschi (à esquerda)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil