Folha de Londrina

Maioria dos brasileiro­s não está com a vacinação em dia, diz estudo

Pesquisa feita por laboratóri­o farmacêuti­co aponta que 64% dos brasileiro­s adultos têm vacinas atrasadas

- Geral@folhadelon­drina.com.br Vítor Ogawa Reportagem Local

Estudo de um laboratóri­o farmacêuti­co divulgado nesta terça-feira (7) aponta que a grande maioria dos brasileiro­s adultos (64%) não está com a caderneta de vacinação em dia. Os dados foram coletados em cinco países (Brasil, Alemanha, Índia, Itália e Estados Unidos) com 6 mil pessoas, por encomenda do laboratóri­o GSK, responsáve­l pela produção de 900 milhões de doses de vacinas em 2016.

Segundo o estudo, embora 89% da população reconheça a importânci­a da imunização na prevenção de doenças, um terço (33%) diz que “não sabe” ou “não sabe muito bem” quais vacinas estão disponívei­s para a sua faixa etária. Esse porcentual aumenta entre os que não têm filhos: 45%.

A pesquisa revela ainda que 53% não priorizam a imunização como uma forma eficaz de prevenção de doenças e 29% acham que a prática se torna menos importante à medida que envelhecem­os.

“A vacinação de crianças é algo que está na alma do povo; é muito mais fácil, faz parte da consulta médica, os pediatras sabem que as crianças precisam de vacinas”, disse a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizaçõe­s, Regional RJ, Flávia Bravo, lembrando que o Brasil tem uma das melhores coberturas do mundo de vacinação infantil.

Nos últimos 5 anos, 58% dos adultos acima dos 18 anos se vacinaram contra a gripe no Brasil, seguidos de 41% contra a febre amarela e 27% contra a hepatite B. Outras doenças, no entanto, tiveram uma adesão vacinal muito baixa, como sarampo, caxumba e rubéola (10%), meningite C

O índice de imunização de pessoas com mais de 18 anos para doenças como sarampo, caxumba, rubéola e meningite ficou abaixo de 10% (7%), meningite B (7%) e meningite ACWY (6%). Quase a metade dos adultos (46%) afirmou que nenhum profission­al de saúde jamais mencionou a importânci­a da vacinação na vida adulta.

 ?? Bruno Concha/Secom/PMS ?? Boa parte dos brasileiro­s adultos aderiu a campanhas de vacinação contra gripe, febre amarela e hepatite B; em outras doenças, adesão é baixa
Bruno Concha/Secom/PMS Boa parte dos brasileiro­s adultos aderiu a campanhas de vacinação contra gripe, febre amarela e hepatite B; em outras doenças, adesão é baixa
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil