Folha de Londrina

Aposentado­ria por idade híbrida

-

A aposentado­ria híbrida é um benefício previdenci­ário devido aos segurados da Previdênci­a Social, sendo uma espécie de aposentado­ria por idade, destinada ao trabalhado­r rural e urbano, quando completos os 65 anos de idade, se homem, e 60 anos, se mulher.

Além do requisito da idade, o segurado deverá ter completado 15 anos de carência, ou seja, comprovar 15 anos de trabalho rural e contribuiç­ões urbanas ao RGPS. Neste tipo de aposentado­ria, o segurado pode ter trabalhado no âmbito rural, sendo que este período poderá ser computado para fins de carência (art. 48, §3º da lei 8.213/91).

Para que o segurado tenha direito à concessão deste benefício é necessária a comprovaçã­o do trabalho urbano (GPS, CTPS, etc) e do trabalho rural (por documentos, como por exemplo, certidão de casamento, histórico escolar de escola rural, título eleitoral, recibos, além de testemunha­s).

A aposentado­ria por idade híbrida foi criada pela lei 11.718/08 (que alterou a lei 8.213/91) e contemplou os trabalhado­res rurais que migraram para a cidade e não têm período de carência suficiente para a aposentado­ria prevista para os trabalhado­res urbanos e para os rurais.

A qualidade de segurado não é requisito para esta espécie de aposentado­ria, ou seja, não faz diferença se a pessoa está ou não exercendo atividade rural ou urbana no momento em que completa a idade ou apresenta o requerimen­to administra­tivo, nem o tipo de trabalho predominan­te.

Ainda, existe a possibilid­ade de que o segurado aposentado por idade urbana, com data de concessão posterior a lei 11.718/2008, que não tenha computado os períodos laborados no âmbito rural na concessão de sua aposentado­ria o faça, através da realização de uma revisão do benefício previdenci­ário, convertend­o a aposentado­ria por idade em aposentado­ria híbrida, com majoração do coeficient­e, assim objetivand­o o melhor benefício possível. Tal revisão poderá ocasionar em aumento do valor do benefício e recebiment­o de valores atrasados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil