Folha de Londrina

PSDB inicia desembarqu­e do governo Temer

- Bruno Boghossian e Bernardo Mello Franco Folhapress

- O ministro das Cidades, o tucano Bruno Araújo, pediu demissão do governo Michel Temer na tarde dessa segunda-feira (13). Ele enviou ao presidente sua carta de exoneração após antes de cerimônia no Palácio do Planalto.

Na carta, ele agradeceu a confiança de Temer no PSDB e disse que não há mais na sigla apoio para que o ministro continue no cargo.

Araújo disse à reportagem que tomou a decisão por entender que “faltou firmeza ao PSDB” para que ele continuass­e no cargo, e que sua participaç­ão no ministério dependia do respaldo da sigla. Araújo é deputado federal por Pernambuco e estava no governo desde o início da gestão Temer, em maio de 2016.

O tucano é o primeiro ministro do PSDB a pedir demissão diante das movimentaç­ões da cúpula do partido para desembarca­r do governo Temer. Além dele, há outros três nomes da sigla na Esplanada dos Ministério­s: Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Luislinda Valois (Direitos Humanos).

Os cargos ocupados pelo PSDB são cobiçados por outros partidos da base aliada de Temer – em especial o “centrão”, que agrega siglas como PP, PR, PTB, PSD e PRB.

Essas legendas cobram do presidente a realização de uma reforma ministeria­l nas próximas semanas para destravar a pauta de votações no Congresso, principalm­ente a reforma da Previdênci­a.

Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil