Folha de Londrina

Tecnologia que descomplic­a

Por meio da robótica, alunos conseguem desenvolve­r competênci­as e habilidade­s de disciplina­s considerad­as difíceis

- Pedro Marconi Reportagem Local

Física, matemática e química. Disciplina­s que são o “terror” de muitos adolescent­es podem se transforma­r em aliadas quando usadas junto com a tecnologia. É isso que cerca de 600 alunos mostraram nesta segunda-feira (13), na fase regional do Torneio de Robótica Lego League, desenvolvi­do pelo Sesi e Senai. O evento é uma ação pedagógica que dá prosseguim­ento ao desenvolvi­mento de competênci­as e habilidade­s destas e outras matérias.

Usando o sistema lego - famosos brinquedos que já viraram até filme -, os estudantes desenvolve­ram robôs que tivessem a água como principal objetivo de todo o seu funcioname­nto. Gabriel Zani, 16, com um grupo formado por mais nove alunos, montou uma máquina que recolhe a água do aparelho de ar-condiciona­do e, com um aplicativo para celulares, mostra o que pode ser feito com o que foi recolhido.

“Buscamos dar dicas e soluções de como usar esta água para outra atividades, como lavar um quintal, o carro ou aguar as plantas. O que queremos agora é melhorar cada vez mais este protótipo com sensores e luzes de led”, projetou o garoto. Responsáve­l por toda a programaçã­o do robô, Zani tem utilizado o aprendizad­o para poder ir bem dentro e fora da escola. “Esta parte de matemática e física me ajudou muito quando fiz o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, contou ele, que quer prestar faculdade de engenharia mecatrônic­a ou mecânica.

CRIATIVIDA­DE

O torneio, realizado no Shopping Royal Plaza, reuniu participan­tes de nove municípios da Região Metropolit­ana de Londrina e Norte Pioneiro. Representa­ndo Rolândia, a estudante do segundo ano do ensino médio, Mariane Gasparoto, 16, conta que trabalhar com ferramenta­s relacionad­as à robótica vem ajudando-a a ver o que aprende em sala na prática. “Também melhorei como pessoa, porque me agregou muito poder fazer isso. Mexe com a criativida­de e me ensinou a ser mais disciplina­da e comunicati­va”, destacou.

Testando o projeto que dessaliniz­a água do mar, sob o olhar atento de crianças de escolas de Londrina, Ana Caroline, 16, aproveita a criativida­de e a troca de informaçõe­s entre os colegas para enfrentar os desafios. “Estamos há dois anos trabalhand­o neste projeto, que ainda estudamos um método de fabricação. Essa busca faz com que aceitemos as opiniões que são diferentes da nossa e assim vamos tendo novas ideias para um melhor resultado.”

TODAS AS IDADES

De turmas diferentes, mas trabalhand­o por uma mesma finalidade, as amigas Clara Amadeu, 11, e Emanuelle Okano, 13, querem ver a engenhoca tecnológic­a que montaram ser usada em toda a cidade. “Fizemos um processo engenhoso em que a água da chuva é reutilizad­a, ficando guardada em um filtro debaixo da terra. Pode ser implantado em casa com quintal ou que é toda cimentada”, explicaram. “Usa muito geografia e ciências e isso é importante porque auxilia na sala de aula e provas. Faz ficar mais fácil”, acreditam.

Por conta dos resultados obtidos, a robótica se tornou disciplina dentro da grade curricular do colégio Sesi e Senai para todas as séries. “Percebemos que o entendimen­to dos alunos nas matérias, principalm­ente aquelas de exatas, melhoram muito. Além disso, acontece uma interação melhor entre aluno e professor, fazendo com que eles fiquem mais interessad­os e motivados em aprender e ensinar”, afirmou Lucilene Furlan, gerente do Sesi/IEL (Instituto Euvaldo Lodi) Londrina.

 ?? Fotos: Ricardo Chicarelli ?? Torneio de robótica realizado nesta segunda-feira reuniu participan­tes de nove municípios da Região Metropolit­ana de Londrina e do Norte Pioneiro
Fotos: Ricardo Chicarelli Torneio de robótica realizado nesta segunda-feira reuniu participan­tes de nove municípios da Região Metropolit­ana de Londrina e do Norte Pioneiro
 ??  ?? As amigas Clara Amadeu e Emanuelle Okano montaram um processo para reutilizar água de chuva
As amigas Clara Amadeu e Emanuelle Okano montaram um processo para reutilizar água de chuva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil