Folha de Londrina

Educação suspende ampliação de jornada dos professore­s

Para seguir com o projeto, era necessária a adesão de 1.400 docentes, mas apenas 539 se mostraram interessad­os no aumento da carga horária

- Carolina Avansini Reportagem Local

Após realizar pesquisa entre osprofesso­res da rede municipal para investigar o interesse dos docentes no aumento da carga horária semanal de 20 para 30 horas e detectar que a maioria deles ainda tem dúvidas sobre a proposta, a Secretaria Municipal de Educação decidiu suspendera apresentaç­ão do projeto à CâmaraMuni­cipal de Londrina.

De acordo coma secretaria Maria Tereza Paschoal deMoraes, seriam necessário­s 1.400 professore­s para viabilizar o funcioname­nto do projeto já em 2018, mas apenas 539 se mostraram interessad­os. Ela ressaltou que a rede tem 2.900 professore­s com jornada de 20 horaseque2.038 respondera­m à pesquisa.

“Houve muitas dúvidas sobre o fato de ser uma proposta temporária, sobre incorporaç­ão ao décimo terceiro e sobre a situação dos professore­s que já acumulam duas jornadas. Diante disso, vamos aproveitar 2018 para avaliar comtodos os envolvidos qual será a melhor solução”, disse.

A secretária destacou que apesar da decisão dos professore­s, o governo continuará defendendo a ampliação dotempodo sal unos na escola .“É uma diretriz nacional, precisamos investir nisso. OBrasil tem 46% de alunos saindo do terceiro ano com nível de leitura insuficien­te”, lamentou, destacando que as mudanças serão feitas em colaboraçã­o com os docentes .“Vamos fazer juntos, sem ninguémse sentirobri­gado.”

Ela considera a possibilid­a- de também de contratar mais professore­s, mas não seria um processo rápido. “A ideia é usar ainda mais os professore­s que estão na rede.” A contrataçã­o seria uma solução para reduzir o pagamento de horas extraordin­árias, que muitas vezes, de acordo com ela, são usadas sem planejamen­to. “Para preencher cargos em vacância, a melhor soluçãoéac­ontr atação ”, disse, lembrando que 200 profission­ais se aposentara­m ou pediram exoneração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil