Folha de Londrina

Ex-estagiário épreso por passar informaçõe­s a traficante

- Rafael Machado Grupo FOLHA

Um estudante de 20 anos do curso de Direito de uma universida­de particular da zona oeste de Londrina foi preso na manhã desta segunda- feira ( 20) pela Polícia Federal. Até o final de outubro o jovem atuava como estagiário na área previdenci­ária da Justiça Federal. Segundo as investigaç­ões, ele se aproveitou desta função para acessar ilegalment­e, por meio de uma senha, as movimentaç­ões do processo criminal envolvendo o traficante Luiz Carlos da Rocha, conhecido como “Cabeça Branca”.

O criminoso, detido emjulho pela Polícia Federal em Sorriso, no interior do Mato Grosso, era procurado havia cerca de 30 anos. Segundo o delegado Elvis Secco, a monitoraçã­o irregular pode trazer prejuízos para o andamento da Operação Spectrum, que prendeu Rocha. “Ele obteve informaçõe­s privilegia­das, inclusive de etapas que sequer foram deflagrada­s, como umaapreens­ão que está sendo preparada ou até mesmo uma prisão, por exemplo. O trabalho feito até agora pela polícia pode ir por água abaixo”, comentou.

Conforme Secco, o jovem não poderia acessar os processos fora de sua área de atuação, que era a previdenci­ária. Além disso, o acompanham­ento eletrônico é proibido fora do prédio da Justiça Federal. “É uma situação que coloca em risco uma operação que começou há dois anos e não tem data para ser concluída. Pelo depoimento prestado, o estudante confessou que fornecia as senhas para parentes próximos ao Cabeça Branca. Era uma relação bem íntima”, pontuou.

O delegado adiantou que não deve pedir prisão preventiva do ex-estagiário, que está colaborand­o com as investigaç­ões . Como a Justiça Federal disponibil­izou os IPs ( dispositiv­o que identifica um computador) dos aparelhos que também quebraram o sigilo dos processos, Secco reiterou que o próximo passo “é convocar os demais usuários para prestarem esclarecim­entos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil