Folha de Londrina

Líder criminoso morre aos 83 anos

- Folhapress

São Paulo - O líder criminoso Charles Manson, preso há 48 anos por uma série de crimes - entre eles o assassinat­o da atriz Sharon Tate, mulher do cineasta Roman Polanski - morreu aos 83 anos na noite deste domingo (19) na Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo nota divulgadap­eloDeparta­mento de Correção e Reabilitaç­ão da Califórnia, Manson morreu de causas naturais.

Charles Manson foi condenado à morte em 1971 - sentença depois alterada para a prisão perpétua - por ordenar massacres que resultaram em sete mortes, entre elas a de Sharon Tate, então com 26 anos e grávida de oitomeses.

Ele comandava uma espécie de culto que ficou conhecido como “Família Manson”. Retratado em seu julgamento com um solitário louco por drogas e com um poder de persuasão quase hipnótico, Manson ordenou a seus devotos realizar vários assassinat­os aleatórios em bairros alvos de classe média alta para provocar uma “guerra racial apocalípti­ca”.

O objetivo do grupo era fazer a comunidade negra ser apontada como culpada pelos crimes. Um dos assassinos mais conhecidos da história dos Estados Unidos, Manson sempre despertou atenção do público e sua história é tema do livro sobre um crime real mais vendido da história: “Helter Skelter”. O criminoso dizia que seus planos foram inspirados por músicas dos Beatles.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil