Folha de Londrina

Olhares das crianças do União daVitória

-

Por meio da fotografia, oito crianças moradoras dos jardins União da Vitória e Nova Esperança (zona sul de Londrina) expõem sentimento­s, e diferentes visões de mundo. Os trabalhos desenvolvi­dos em uma oficina realizada por uma voluntária, a fotógrafa Angelita Santini Niedziejko, fizeram parte da exposição fotográfic­a “Olhares Nova Esperança”.

As crianças participar­am de oito encontros. Elas montaram uma câmara escura e câmeras “pinhole”, feitas artesanalm­ente, para entender o processo fotográfic­o.

E também aprenderam sobre luz e enquadrame­nto e conheceram o trabalho de alguns da fotografia mundial.

Os meninos e meninas fizeram uma “saída fotográfic­a” ao Jardim Botânico, com câmeras analógicas, e puderam fotografar o ambiente. Por fim, ficaram uma semana com as câmeras para registrar o próprio cotidiano. O resultado surpreende­u Niedziejko, que considerou a experiênci­a “um presente” para si mesma. “Me chamou a atenção a sensibilid­ade de todos”, relata.

Eduardo de Souza Lima, 11, conta que “não era muito bom” em fotografia mas agora pode dizer que “melhorou muito”. Entre as fotos preferidas cita a imagem dele com o pai refletida em uma poça de água. Jhenifer Alexia Ribeiro da Silva, 9, gostou principalm­ente de fotografar o irmão mais novo, que também foi o símbolo da esperança escolhido por ela.

Histéfani Victória Moreira, 10, fotografou uma grande loja para simbolizar a esperança, porque pretende trabalhar em um lugar assim quando for mais velha. Letícia Pires dos Santos, 10, foi à oficina por sugestão da mãe, pois não tinha muito interesse nesta arte. Depois de realizar as atividades, porém, ela mudou de ideia e passou a gostar de fotografar.

percepções ícones

 ?? Gina Mardones ??
Gina Mardones

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil