Folha de Londrina

“Ler a‘palavramun­do’ é a minha paixão”

Mira Roxo fala de sua experiênci­a educaciona­l como aluna e como professora

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Mira Roxo nasceu em São Paulo, capital, onde passou sua infância. Graduou-se em Bacharelad­o em Pedagogia, licenciatu­ra em Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação pela PUC (Pontifícia Universida­de Católica) de São Paulo e lá começou seu trabalho na área com adultos na periferia, escolas, orfanatos e Apae (Associação Pais Amigos Excepciona­is). Mudou-se para Londrina há 40 anos e na cidade, juntamente Ligia Sokolowski, deu início a um novo sistema experiment­al de educação com a Escola Seta (Sensibiliz­ação Educação Trabalho Atualizaçã­o), onde a criança ocupa o lugar principal. Como celebração de todo o trabalho pedagógico e educaciona­l que realiza ao longo de quase quatro décadas, ambas irão lançar esta semana o livro-DVD “A Nossa Escolha - Uma Escola em Verso e Reverso” (leia texto nesta página), obra que traz uma visão poética do texto, contexto e imagem do caminho percorrido pelas duas na busca viver na prática tudo o que foi escrito e ninguém ousou: reinventar a escola.

O que você mais gostava de fazer na escola quando criança? Qual a melhor lembrança?

Eu gostava da hora recreio. Palavra antiga, né? A gente tomava o lanche que trazia de casa. Como eu levava quitutes lusitanos, minhas amigas queriam repartir o lanche comigo e eu adorava dividir. Suas notas eram boas? O que você gostava de comer na hora do recreio?

Gostava dos quitutes lusitanos, tipo folar, pão com alheira e também da bisnaga.

Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?

Era especialis­ta nisso. Para mim era muito normal falar com as pessoas, fazer perguntas. Vinda de uma família grande, fazia na escola o que fazia em casa. Geralmente nem sabia porque ia de castigo.

Tinha muitos amigos e qual sua relação com eles até hoje?

Sim. Mas deixei São Paulo, minha terra natal, há 40 anos. No meu aniversári­o comemorado lá havia algumas amigas da época. Quando criança, imaginava que teria essa profissão?

Quando criança eu queria brincar e mais nada. Aliás, recomendo que brinquem. Brinco até hoje.

Como foi o início da carreira? Conte um pouco sobre sua trajetória profission­al. Uma vez, em um congresso em Lisboa (Portugal), conversand­o sobre a escola me perguntara­m: “De onde vem tanta inspiração?”. Só respondi: “São as memórias, é a história. Sei o que vivi, meu começo, meu meio. Meu fim foi e é analisar e questionar. Ler a “palavramun­do” é a minha paixão.

 ?? Reprodução ?? Mira Roxo e Ligia Sokolowski: há 40 anos, elas deram início a um sistema educaciona­l experiment­al que se tornou referência
Reprodução Mira Roxo e Ligia Sokolowski: há 40 anos, elas deram início a um sistema educaciona­l experiment­al que se tornou referência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil