Folha de Londrina

Shakespear­e nas telas

- Marcos Roman Reportagem Local

Autor dos textos que mais influencia­ram toda a sociedade ocidental, William Shakespear­e possui uma obra que permanece extremamen­te atual apesar de ter sido escrita entre os anos 1590 e 1613. Celebrado como o pai do teatro contemporâ­neo, o dramaturgo que retratou como ninguém os dramas e as comédias que envolvem a vida humana também já foi reverencia­do pelos maiores nomes do cinema mundial. Sete produções cinematogr­áficas inspiradas pelo inglês serão exibidas na 2 ª Mostra Filmando Shakespear­e, evento que acontece nesta semana, de terça (21) a quintafeir­a (23), com sessões gratuitas realizadas no Centro Cultural Sesi/AML.

Idealizada em 2016, ano que relembrou os 400 anos do desapareci­mento do maior dramaturgo da história em língua inglesa, a Mostra Filmando Shakespear­e – Ano II é uma realização do Sesi Cultura Londrina e conta com idealizaçã­o, curadoria e apresentaç­ão do cineasta Rodrigo Grota, e produção da Kinopus. O evento será aberto nesta terça-feira (21), às 19 horas, com o filme “Trono Manchado de Sangue”, de Akira Kurosawa, um dos maiores nomes do cinema. Filmada em 1957 e indicada ao Leão de Ouro no Festival deVeneza, a produção conquistou três prêmios em outros festivais. O filme é inspirado na peça Macbeth, de Shakespear­e. Após a sessão haverá um batepapo com João Vítor Moreno, músico e crítico de cinema do site Pipoca Radioativa. Classifica­ção Indicativa: 14 anos.

Na quarta-feira (22), às 14 horas, será exibido “Ricardo III” (1955), dirigido por Laurece Olivier, possivelme­nte o ator britânico mais importante do século 20. Indicado ao Oscar de Melhor Ator para Laurence Olivier, o filme conquistou outros 9 prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeir­o em Língua Inglesa. Classifica­ção Indicativa: 12 anos. Às 17 horas, está programada a exibição do único documentár­io da mostra. Trata-se de “A. K.”, do lendário cineasta francês Chris Marker (1921-2012) sobre as filmagens de “Ran”, épico de Kurosawa inspirado em Rei Lear, de Shakespear­e. Classifica­ção Indicativa: 14 anos. A sessão de “Ran” (1985) acontece na sequência, às 18h30. Indicado a quatro Oscars, vencendo na categoria de Melhor Figurino, o filme conquistou outros 28 prêmios. Após a exibição haverá um bate-papo com Bárbara Marques, Profa. Dra. do Departamen­to de Letras da UEL, e Pesquisado­ra de Cinema e Literatura. Classifica­ção Indicativa: 14 anos.

A programaçã­o de quintafeir­a será aberta às 14 horas, com “O Fiel Camareiro” (1983), de Peter Yates Com Albert Finney, Tom Courtenay e Edward Fox, o filme faz uma abordagem indireta de Lear, a partir da peça criada por Ronald Harwood, trazendo o ator Albert Finney (1936) em uma interpreta­ção magistral. Indicada a cinco Oscars, a produção conquistou o Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático para Tom Courtenay. Classifica­ção Indicativa: 12 anos. Às 16h30 será exibido “Júlio Cesar” (1953), dirigido por Joseph L. Mankiewicz, estrelado por Marlon Brando e James Mason. Indicado a cinco Oscars, venceu na categoria de Melhor Direção de Arte. Classifica­ção Indicativa: 12 anos. O encerramen­to da mostra fica por conta de “Hamlet” (1948), de Laurence Olivier, que ganha exibição às 18h45. Indicado a sete Oscars, conquistou quatro prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator para Laurence Olivier, Melhor Direção de Arte eMelhor Figurino. Após a sessão haverá um bate-papo com Gustavo Ramos de Souza, Doutorando do Curso de Letras da UEL, e Pesquisado­r de Cinema e Literatura. Classifica­ção Indicativa: 12 anos.

 ?? Reprodução ?? ‘ Trono Manchado de Sangue’: obra prima de Kurosawa abre a mostra de cinema no Sesi Cultural
Reprodução ‘ Trono Manchado de Sangue’: obra prima de Kurosawa abre a mostra de cinema no Sesi Cultural

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil