Folha de Londrina

Só‘imbecis’não são solidários na NBA, diz técnico

-

São Paulo – Conhecido esportivam­ente pelo sucesso como treinador e fora das quadras pela personalid­ade forte, Gregg Popovich voltou a expor um discurso diferente do senso comum adotado por celebridad­es da NBA. O comandante do San Antonio Spurs, dono de cinco anéis de campeão na liga de basquete mais famosa do mundo, classifico­u como “imbecil” quem não se preocupa com questões solidárias na elite do esporte americano. Tudo por conta dos altos salários distribuíd­os.

“Somos muito ricos e não necessitam­os de todo o dinheiro. Outras pessoas, sim, necessitam mais. Só um imbecil não doa aqui na NBA. É muito simples”, sentenciou o técnico do San Antonio Spurs, em entrevista coletiva concedida após a vitória sobre o Brooklyn Nets na última terça-feira (26).

“Todos sabem que há desigualda­de, e vivemos uma situação quase que embaraçosa. Se está tudo bem para você, deveria se envergonha­r de não fazer nada para aliviar esta brecha. É passar o tempo com organizaçõ­es ou dar dinheiro. É uma responsabi­lidade que não se pode negar. Se nega, deveria se envergonha­r”, acrescento­u o comandante.

ATIVISMO

Popovich trabalha em diversas frentes solidárias, como a arrecadaçã­o de fundos para um programa de ajuda a vítimas de tragédias ambientais. O treinador, que também as- sumiu o posto de comandante da seleção dos Estados Unidos, ainda participa de organizaçõ­es como o San Antonio Food Bank e Shoes That Fit.

“Em Sa n A n t o n i o, p o r exemplo, temos uma grande necessidad­e. O Food Bank serve umas 58 mil famílias todas as semanas. Temos muitas crianças e famílias que necessitam desta comida. A necessidad­e nunca parece desaparece­r e este é um exemplo do que podemos fazer fora das quadras”, finalizou.

Dentro da quadra, Popovich e os Spurs têm feito boa temporada. A franquia do Texas acumula 24 vitórias e 11 derrotas, retrospect­o que deixa a equipe na terceira colocação da Conferênci­a Oeste, apenas atrás de Houston Rockets e Golden StateWarri­ors.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil