Folha de Londrina

Temer diz plenário do STF decidirá posse de Cristiane

- Gustavo Uribe Julio Wiziack Folhapress

O presidente Michel Temer recebeu a informação de que a ministra Cármen Lúcia irá remeter ao plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) a decisão sobre a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTBRJ) para o comando do Ministério do Trabalho.

O desfecho do caso no Supremo foi sinalizado ao Planalto pela equipe da ministra, que acredita haver maioria entre os ministros para reverter a suspensão e garantir que a parlamenta­r assuma o cargo na próxima semana.

A expectativ­a é de que Cármen Lúcia, que preside o STF e está à frente do plantão judiciário, tome uma decisão nesta quarta-feira (24). Na segunda-feira (22), ela suspendeu temporaria­mente a posse para analisar melhor o episódio.

Na avaliação do governo, ao remeter o tema ao plenário, Cármen Lúcia não irá nem se indispor com a opinião pública, nem agravar a crise institucio­nal entre Executivo e Judiciário aberta pelo caso.

A ministra também está ciente de que, mesmo que mantenha a suspensão da posse, o presidente irá recorrer ao plenário, tornando uma decisão monocrátic­a praticamen­te sem efeito.

Nas palavras de um assessor palaciano, Cármen é “prudente” e não irá “carregar no colo sozinha” a decisão.

Pelas sondagens feitas até agora, o Palácio do Planalto aposta em um placar de 6 a 4 no plenário, sendo votos contrários ao governo dos ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Ricardo Lewandowsk­i.

Para não ser pega de surpresa, caso ela mantenha a suspensão, a área jurídica do governo prepara um agravo regimental para que o processo seja discutido em plenário.

Brasília -

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil