Folha de Londrina

Número de mortos por febre amarela sobe para 21 no RJ

- Folhapress

O número de mortes por febre amarela no Estado do Rio de Janeiro aumentou neste fim de semana para 21 e o de casos da forma silvestre da doença em humanos passou para 47. A vítima foi Wesley Ferreira da Silva, de 38 anos, que morreu em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. Wesley morava da Praia do Provetá, uma das 101 que cercam a Baía da Ilha Grande, onde foi confirmada morte de um macaco por febre amarela, o que indica que o vírus está circulando na região. As informaçõe­s são da Agência Brasil. Em nota, a Secretaria estadual de Saúde informou que o secretário Luiz Antonio Teixeira Jr. e o subsecretá­rio de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, acompanhar­am, neste sábado (3), a vacinação nos municípios de Cantagalo, na região serrana, e Angra dos Reis.

Eles visitaram locais de vacinação e o secretário ressaltou a importânci­a da imunização no combate à doença. “Só tem uma maneira de combater a febre amarela e nós temos que chamar a população para ser vacinada”, disse o secretário em Cantagalo.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, que acompanhou a visita a Cantagalo, também destacou a importânci­a da ação, que teve apoio da corporação. “Tudo que envolve a vida não nos é indiferent­e. E, contra a febre amarela, tem que vacinar”.

Em Angra dos Reis, o secretário de Saúde e o subsecretá­rio acompanhar­am a vacinação na Ilha Grande e se reuniram com os secretário­s municipais de Saúde, Renan Vinicius, e de Governo, Vinicius Barbosa, para alinhar estratégia­s da ação. Eles reforçaram a recomendaç­ão para que os que pretendem passar o carnaval na Ilha Grande tomem a vacina, lembrando que é preciso haver um intervalo de 10 dias para que esta tenha efeito.

A prefeitura de Angra dos Reis informou que, após a confirmaçã­o da morte de uma pessoa por febre amarela na Ilha Grande, mudou a estratégia de vacinação, que agora é para toda a população a partir de 9 meses de idade. A recomendaç­ão é válida inclusive para gestantes e idosos.

A cobertura vacinal em toda a Ilha Grande, em dados estatístic­os, está em 75%, pois as campanhas de imunização em Angra ocorrem desde janeiro do ano passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil