Folha de Londrina

Passaporte em cartório começa em março no DF

- Folhapress

O serviço de emissão de passaporte­s por meio dos cartórios de registro civil vai começar em março com um projeto-piloto no Distrito Federal, segundo o presidente da Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registrado­res de Pessoas Naturais), Arion Toledo Cavalheiro Júnior.

No último dia 26, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) regulament­ou o serviço, que vai ser prestado por meio de convênio entre os cartórios de registro civil e a Polícia Federal. “Nós vamos ser o braço da PF nos lugares onde ela não existe”, explicou Cavalheiro.

De acordo com ele, o objetivo é dar maior capilarida­de ao serviço de emissão de passaporte­s, evitando que pessoas que moram em cidades onde não há unidade da PF tenham que se deslocar duas vezes, uma para dar entrada na documentaç­ão e coletar os dados biométrico­s e outra para retirar o documento pronto.

Cavalheiro afirmou que a entidade que representa os cartórios de registro civil e a PF já assinaram um protocolo de intenções que prevê o início do serviço no DF em março. A expectativ­a, segundo ele, é que o piloto dure cerca de 30 dias e, depois, seja expandido para cidades de outros Estados.

A ideia é começar a expansão pelas cidades de maior porte que não tiverem posto da PF. Os cartórios de cada localidade poderão decidir se querem prestar o serviço ou não, de acordo com a demanda local. A PF deverá oferecer treinament­o aos que se dispuserem a aderir.

As pessoas que usarem o serviço pagarão uma taxa que será fixada no convênio com a PF e valerá para todo o país. “O que vai existir é uma taxa de conveniênc­ia que acabará sendo mais econômica do que precisar se deslocar duas vezes. Na ponta da caneta, o cidadão economiza”, disse Cavalheiro.

A entidade não informou quanto custará essa taxa. Segundo a reportagem apurou, a expectativ­a é que gire em torno de R$ 50. Além de passaporte, o provimento do CNJ (provimento nº 66/2018) prevê que os cartórios de registro civil possam prestar outros serviços, como intermedia­r a emissão de RG, por exemplo.

De acordo com Cavalheiro, na quarta-feira (7) a ArpenBrasi­l vai assinar um convênio com o INSS, para possibilit­ar que cidadãos solicitem a aposentado­ria nos cartórios.

-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil