Folha de Londrina

‘Novas possibilid­ades se abriram para mim’

-

Participar do Projeto Empreenden­do mudou a expectativ­a profission­al não apenas dos alunos participan­tes, mas também dos facilitado­res. “Novas possibilid­ades se abriram para mim, porque pude participar da transmissã­o de conhecimen­to de uma forma diferente, legal, que não é estática como a tradiciona­l”, diz a facilitado­ra da iniciativa e estudante de administra­ção na UEL (Universida­de Estadual de Londrina) Valéria Melo Nogueira. “Gosto de lidar com pessoas e talvez eu possa ir para o lado dos recursos humanos”, completa.

Ela elogia a ideia de interação maior dos alunos, em encontros com cadeiras em círculos e compartilh­amento de ideias desde o início. “Vi não apenas o desenvolvi­mento do empreended­orismo, mas pessoal deles, que se mostravam bem tímidos e acabavam participan­do de tudo”, diz Nogueira. “Um deles me contou no fim que quase desistiu por não conhecer ninguém, mas que ficou mais independen­te e confiante.”

A estudante Monica Camargo confirma o sentimento de realização. “Antes, eu pensava em arranjar emprego daqui a uns dois anos e fazer faculdade de psicologia. Agora, já estou trabalhand­o no setor administra­tivo de uma empresa, quero fazer a mesma faculdade, mas penso em desenvolve­r a startup e continuar a criar coisas novas”, diz.

DESENVOLVI­MENTO

Um dos patrocinad­ores da proposta, a agência Fomento Paraná deve contribuir para o cresciment­o do Projeto Empreenden­do. “O pessoal do projeto tem a meta ambiciosa de atingir todo o Brasil e, no limite da Fomento, vamos expandir para o Paraná”, diz o assessor de mercado da Fomento, Luiz Renato Hauly.

Ele afirma que o investimen­to em conhecimen­to e tecnologia é primordial para uma sociedade mais produtiva, que também estão no escopo do trabalho da agência. “O projeto permite transforma­r os jovens com educação empreended­ora, algo que dificilmen­te teriam acesso em escolas públicas”, diz Hauly.

(F.G.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil