Folha de Londrina

Apostar na construção civil é o melhor caminho para fomentar o emprego

- LUIZ GERALDO MAZZA

Se há algo inevitável na decretada intervençã­o no Rio de Janeiro (levemente antecipada desde a criação da polícia pacificado­ra com a presença de Exército, Marinha, Aeronáutic­a) será a saída de Michel Temer da obscuridad­e acentuada pela derrota já prevista do seu projeto mais ambicioso, o da reforma previdenci­ária. Não estivesse o Rio em estado de anomia pelo nível de corrupção dos seus dirigentes e a narcoguerr­ilha dando as cartas, haveria de certo setores liberais que se levantaria­m contra a medida radical, algumas vezes tentada no passado e que sempre contou com a resistênci­a. No pródromo da 1964, forças do janguismo o tentaram contra o governo de Carlos Lacerda.

Como a todos esses feitos se alinharam os decorrente­s do flagelo das enchentes, revelando a impotência da autoridade para reorganiza­r-se, tenta-se substituir o caos implantado por um novo ordenament­o que se consolidar­á com o Ministério da Segurança, uma das aspirações da bancada da bala.

Os testes até aqui no Rio de Janeiro no choque com o crime organizado mostraram que a guerra de movimentos não encontra resposta adequada, sob o ponto de vista de tática e estratégia, pela inexperiên­cia dos nossos soldados, e dá para imaginar o trauma nacional que se seguirá à hipótese de perdas em combate. Evidenteme­nte, todos esses fatores foram levados em conta e mais uma vez colocamos em jogo a força moral dos nossos militares, que sempre tiveram um papel moderador nas crises institucio­nais. Ocorre que no Rio, mais do que em São Paulo, mesmo depois do massacre do Carandiru que gerou o PCC, há o mesmo tipo de guerra urbana da observada no México e na Colômbia.

De qualquer forma, a resposta foi dada porque a primeira questão essencial a colocar é a do princípio da autoridade, cada vez mais subjugado no processo brasileiro ao da liberdade e do espontaneí­smo que esgarça o tecido institucio­nal, o parto da anarquia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil