Folha de Londrina

Vereador de Ibaiti é preso preventiva­mente

- Guilherme Marconi Reportagem Local

O MP (Ministério Público) deflagrou nesta quintafeir­a (15) a Operação Perjúrio em Ibaiti (Norte Pioneiro) na qual prendeu o vereador e também investigad­or de polícia Elienson Carlos Araújo (PTB), conhecido como Tiguera. Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram cumpridos com o apoio do Gaeco (Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina. Ele é acusado de vazamento de informaçõe­s sigilosas da Polícia Civil.

Esta não é a primeira vez que o vereador tem sua prisão preventiva decretada. Em 2016, Araújo havia sido preso pela Operação Alcova, que apurou a prática de crimes de exploração sexual de menores e estava em liberdade provisória.

De acordo com a promotora de Justiça da comarca de Ibaiti, Dúnia Serpa Rampazzo, as investigaç­ões apuraram que ele havia vazado informaçõe­s de uma operação policial para organizado­res de um evento (festa rave) que aconteceri­a na cidade, o que acabou frustando o cumpriment­o das ordens judiciais. “A partir da investigaç­ão apuramos outros crimes. Ele já havia sido preso e passou a reiterar práticas criminosas”. O investigad­or é acusado ainda de falsificaç­ão de documentos, abandono de função e de facilitaçã­o de fugas de presos. Ainda segundo o MP, Araújo responde também por improbidad­e administra­tiva em ação civil pública. A promotora informou também que o pedido de afastament­o do cargo de vereador foi negado pela Justiça.

Por ser investigad­or, Araújo ficará preso pela Corregedor­ia da Polícia Civil em Curitiba-PR. A Operação foi batizada de “Perjúrio” em razão da violação do juramento de “servir e proteger” a sociedade que todo policial faz ao ingressar na carreira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil