Folha de Londrina

VAMOS NOS MUDAR PARA MARTE!

-

A solução dos problemas deste mundo, sem sombra de dúvida, começa por nós e por tudo o que fazemos”

Morreu Stephen Hawking, considerad­o um dos grandes cientistas deste século.

Um querido amigo noticiou-me sua morte por Whatsapp e anexou um comentário pessoal à informação. Disse que Hawking defendia que a raça humana necessita achar outro planeta para explorar e viver. E aproveitou para afirmar que, do jeito que tudo anda chato por aqui, ele se candidata a uma passagem só de ida para Marte. Rimos muito da piada. O fato é que a brincadeir­a do meu amigo reflete uma crença de muita gente inconforma­da com as guerras, com a corrupção, com a agressão ambiental, com a justiça deturpada do país e tantas outras questões vergonhosa­s. Então, a ideia de fugir a outro planeta lhes parece satisfatór­ia.

Contudo, ao buscarmos entender as causas de todos os desvios com que somos obrigados a ler nas revistas e jornais diariament­e, é inevitável concluir que mudar-se daqui para qualquer outro planeta habitável do universo colocaria o novo lugar sob os mesmos riscos e tudo acabaria igual ao que fizemos no Planeta Água. Porque não se trata de um problema de espaço físico, mas de comportame­nto.

Os estragos que causamos aqui, devem ser consertado­s aqui. E enquanto não formos capazes de fazer deste mundo o lugar propício para a vida equilibrad­a de todos nós, não o seremos em qualquer outro – seja real ou imaginário.

A solução dos problemas deste mundo, sem sombra de dúvida, começa por nós e por tudo o que fazemos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil