Folha de Londrina

BRF abre mão de parte do terreno doado pelo Município

- Vitor Struck Reportagem Local

O ex-chefe de gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP) e recém empossado presidente da Codel (Instituto de Desenvolvi­mento de Londrina), Bruno Ubiratan, esteve na Câmara Municipal para explicar aos vereadores os detalhes do projeto de lei que autoriza a devolução de parte de uma área pública na zona norte. Este PL, que já está sob análise da Comissão de Justiça, determina o parcelamen­to da área que, segundo o presidente, tem cerca de 170 mil metros quadrados.

O terreno fica na avenida Saul Elkind, zona norte, e foi doado para a BRF, empresa detentora das marcas Qualy, Sadia e Perdigão, em 2016. No local vai ser construído um centro de distribuiç­ão com 22 mil metros quadrados, obra de R$ 80 milhões com capacidade para a circulação de 150 caminhões por dia.

Ubiratan explica que a BRF abriu mão de 70 mil metros quadrados e que, desta forma, 20 mil metros quadrados desta parte vão ser doados à Sanepar. “Em meados de 2016, na gestão anterior, a Sanepar já havia feito este pedido de doação de área para construir um centro de distribuiç­ão, uma infraestru­tura que não existe na região, isso pode atrair muito mais empresas para Londrina”, afirma o presidente da Codel.

Por meio de um ofício entregue aos vereadores a BRF afirma que aguarda a revisão da legislação para regulariza­ção da matrícula e emissão das devidas licenças para dar início às obras de construção. No entanto, a assessoria do Legislativ­o informa que o Executivo ainda não pediu a urgência da tramitação da matéria, medida que, quando aprovada, vai estipular 45 dias para a apreciação do PL pelos vereadores.

“Liguei para a empresa hoje (terça) e eles falaram quem querem resolver isso o quanto antes para começarem a construção”, afirma Ubiratan.

Após a lei ser sancionada e publicada em jornal oficial a BRF tem 90 dias para lavrar a escritura e um ano para dar início às obras. O prazo para a conclusão é 36 meses. A Prefeitura informa que cerca de 600 empregos devem ser gerados. O prazo para a análise das Comissões de Justiça, Legislação e Redação e Política Urbana e Meio Ambiente é o dia 18 de junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil