Folha de Londrina

MP investiga suposto desvio de diárias na Câmara de São Jerônimo

- Rafael Machado Reportagem Local

O MP (Ministério Público) deflagrou nessa terçafeira (22) a Operação “Reis de Paus”, que investiga o possível desvio de diárias e realização de serviços particular­es com verbas da Câmara Municipal de São Jerônimo da Serra (Norte Pioneiro). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de medidas cautelares, como a proibição de acesso a prédios públicos e uma colocação de tornozelei­ra eletrônica. Entre os envolvidos estão o presidente do Legislativ­o, vereador Gilmar Rocha (PPS), e dois contadores que prestam serviços à Casa.

Segundo o promotor, Danilo Leme, o parlamenta­r foi preso em flagrante por posse irregular de munições de armas de fogo. No decorrer da investigaç­ão, o MP atestou uma movimentaç­ão tida como excessiva de diárias, “muitas delas sem que a viagem realmente acontecess­e. O pedido era feito pelo vereador e os contadores faziam a liberação do dinheiro usando a senha de acesso de outros dois vereadores”, contou.

Em outra situação, Leme identifico­u a apresentaç­ão de notas frias em serviços que eram feitos na casa do presidente da Câmara. “Um dos contadores reuniu os vereadores para que estes devolvesse­m os recursos desviados e arrumassem a documentaç­ão adulterada, dando assim uma aparência de rearranjo para o esquema”, apontou.

A quantidade exata de verba que teria sido concedida ilegalment­e não foi contabiliz­ada. “Só teremos essa confirmaçã­o com a análise integral dos documentos apreendido­s.” Apreciação preliminar foi estimado desvio de de R$ 28 mil em dois anos. O MP represento­u pela prisão preventiva do presidente da Câmara e os outros dois acusados, mas o pedido foi indeferido pela Justiça.

A ação teve o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado) e do Gepatria (Grupo Especializ­ado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidad­e Administra­tiva) de Londrina. A reportagem tentou, sem sucesso, contato com os advogados dos investigad­os na Câmara de São Jerônimo da Serra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil