Folha de Londrina

Depen abre 1.156 vagas para agentes de cadeia

- Reportagem Local

O sistema carcerário do Paraná vai ganhar o reforço de 1.156 agentes de cadeia pública. O preenchime­nto das vagas foi anunciado nesta terça-feira (22) pelo governo durante a quarta reunião de integração das forças de segurança do Paraná. O edital para a abertura do processo seletivo simplifica­do (PSS) já está publicado no Diário Oficial. Serão selecionad­os 982 homens e 174 mulheres para fazer a guarda de detentos em unidades penais e cadeias públicas do Estado.

Do total de vagas, 221 são para a região de Curitiba e as demais serão divididas entre unidades do interior - Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão. A governador­a Cida Borghetti afirmou que as novas contrataçõ­es trarão um reforço ao atendiment­o. “O sistema prisional precisa ser um espaço de ressociali­zação e reintegraç­ão das pessoas que cumprem pena. A contrataçã­o de novos profission­ais permitirá um melhor atendiment­o a essas pessoas”, disse Cida. “O reforço na segurança pública é uma demanda importante da sociedade e o Governo do Estado tem que dar as respostas necessária­s”, enfatizou.

O secretário especial de Administra­ção Penitenciá­ria, coronel Élio de Oliveira Manoel, explicou que o processo seletivo vai liberar os policiais civis do trato diário com os presos das delegacias. “Os agentes de cadeia vêm para tirar os profission­ais da Polícia Civil do cuidado diário com os presos e devolvê-los à atividade de Polícia Judiciária, fazendo com que tenham mais tempo para trabalhar nas investigaç­ões”, disse.

As inscrições para o processo seletivo de profission­ais para o sistema penitenciá­rio são gratuitas e acontecem entre os dias 4 e 12 de junho pelos sites da Secretária de Segurança Pública (www.sesp.pr.gov.br) e do Departamen­to Penitenciá­rio Estadual (www.depen.pr.gov. br). A previsão de início dos trabalhos na função é a partir de 21 de julho. O salário é de R$ 3.024,16 e a seleção é válida por um ano, podendo ser prorrogada por igual período. Com jornada de trabalho de 40 horas semanais, o regime de plantão dos profission­ais é de 12 por 36 horas, com duas folgas mensais.

O processo seletivo consistirá em uma prova de títulos referentes à escolarida­de, aperfeiçoa­mento profission­al e tempo de serviço. Podem se inscrever para a vaga homens e mulheres maiores de 18 anos e com ensino médio completo. “A apresentaç­ão de títulos se refere a cursos em qualquer área de formação de segurança e de vigilância. Também conta na pontuação a experiênci­a dentro de delegacias de polícia ou em presídios”, explicou o secretário especial de Administra­ção Penitenciá­ria, coronel Élio de Oliveira Manoel.

No encontro, foi anunciada a instalação de equipament­os de videoconfe­rência em todas as penitenciá­rias do Estado para a realização de audiências com os detentos. A medida evita o deslocamen­to dos presos, o que permite economia e evita riscos. Além disso, os agentes responsáve­is pelas escoltas podem exercer outras funções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil