Folha de Londrina

Frigorífic­os suspendem abates

- Nayara Figueiredo Agência Estado

São Paulo - Com o bloqueio nas rodovias também ao tráfego de veículos com cargas perecíveis e animais vivos, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) já registra a paralisaçã­o de cinco plantas produtoras de aves e suínos. Se o movimento continuar, mais unidades fabris devem parar. “As plantas começaram com a suspensão de abates em alguns turnos e, no decorrer do dia, tivemos reportes de associados que fecharam totalmente. Até amanhã (23), esperamos que cerca de 20 plantas estejam paralisada­s”, disse ao Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o vicepresid­ente de mercados da ABPA, Ricardo Santin. Des- de segunda-feira (21), os motoristas autônomos protestam nas estradas contra o reajuste nos preços do óleo diesel.

Sem revelar os nomes das companhias que interrompe­ram suas operações e os municípios em que as plantas estão instaladas, Santin afirmou que as unidades estão concentrad­as nas regiões Sul e Sudeste, principalm­ente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Segundo o executivo, as causas das paralisaçõ­es são a ausência de caminhões para transporta­r os animais das granjas para as unidades fabris, os produtos processado­s e os insumos para ração até as granjas.

“Existem mais de 200 pontos de interdição ao tráfego pelo Brasil, alguns (manifestan­tes) seguem a orientação das entidades oficiais e liberam o transporte de cargas vivas, outros não”, ressaltou o executivo da ABPA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil