Folha de Londrina

Belinati assina decreto para modernizar a Secretaria de Obras

- Vitor Struck Reportagem local

Em resposta às críticas sobre as fragilidad­es dos procedimen­tos de trabalho nas Secretaria­s de Obras e Fazenda que vieram à tona após o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territoria­l Urbano) e fraudes provocadas por quatro servidores que estão na mira do Ministério Público na Operação “Password”, o prefeito Marcelo Belinati (PP) assinou na tarde desta quartafeir­a (30) dois decretos para regulament­ar o que denomina “processo continuado de desburocra­tização dentro da Prefeitura”. Na prática, a Secretaria de Obras vai ganhar um sistema eletrônico informatiz­ado, assim como o que é utilizado pelos servidores da Secretaria de Gestão Pública e do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamen­to Urbano de Londrina). Ficam faltando, ainda, avanços tecnológic­os no mesmo sentido na Secretaria Municipal de Fazenda.

“Estamos seguindo estes regramento­s legais, gerando transparên­cia e economia. E é uma proteção aos próprios funcionári­os porque através da senha fica tudo registrado”, afirma Belinati.

Segundo o Secretário Municipal de Obras, João Verçosa, o acesso dos servidores e da população ao SEI (Sistema Eletrônico de Informaçõe­s) já vai ser possível a partir do dia 2 de junho e, por trinta dias, os funcionári­os vão passar por um período de adaptação. 25 já receberam treinament­os. “A ideia é sentir como vai ser o comportame­nto tanto dos servidores quanto dos usuários”, diz Verçosa.

Já a partir deste período vai ser possível dar entrada em dois procedimen­tos eletronica­mente, o processo para a aprovação de subdivisão e anexação de lotes e a Consulta Prévia de Projetos Arquitetôn­icos, etapa que antecede a aprovação de projetos.

ABANDONAND­O O PAPEL

“O proprietár­io dá a entrada na Secretaria de Obras e o processo vai para outro departamen­to, que é o de aprovação de projetos, onde estão lotados os engenheiro­s que fazem as anotações. Só aí já são dois dias. Depois vai ser analisado, aí são mais 45 em média. Se porventura existe um erro ele é devolvido e volta para o começo”, explica o secretário, sobre a burocracia.

Segundo Roberto Alves de Lima, presidente do Ippul e da Comissão Permanente de Revisão e Desburocra­tização, quando este sistema foi instalado no instituto, no ano passado, houve aumento de 91% na liberação de EIVs (Estudo de Impacto de Vizinhança) e de 240% em certidões de óbice. Na prática, a emissão desta certidão passou a ser de 14 dias, ante 60 em média. “Com relação ao desmembram­ento de lotes, por exemplo, a informatiz­ação pelo SEI permitirá que os despachos sejam enviados e acompanhad­os, concomitan­temente”, afirma.

NOVAS TROCAS DE COMANDOS

Na tarde de ontem também foram anunciadas mudanças no secretaria­do. A advogada Roberta Silveira Queiroz deixa a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para assumir o cargo deixado pelo engenheiro agrônomo Luiz Figueira de Mello na Assessoria de Projetos Estratégic­os. Quem assume a pasta é o arquiteto e urbanista Gilmar Domingues Pereira. Servidor há 24 anos, Gilmar ocupava o cargo de Coordenado­r de Planejamen­to Ambiental na Sema, onde foi secretário em 2012.

 ?? Devanir Parra/CML ?? Prefeitura também anunciou nova dança da cadeira: Roberta Queiroz deixa o Meio Ambiente e assume a Assessoria de Assuntos Estratégic­os
Devanir Parra/CML Prefeitura também anunciou nova dança da cadeira: Roberta Queiroz deixa o Meio Ambiente e assume a Assessoria de Assuntos Estratégic­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil