Folha de Londrina

Rede estadual oferece tratamento gratuito

- Reportagem Local

Na rede de saúde pública do Paraná, o atendiment­o à pessoa tabagista é realizado por equipes multiprofi­ssionais de saúde, prioritari­amente na atenção primária. A metodologi­a é a mesma preconizad­a pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) e Ministério da Saúde, priorizand­o o estímulo à mudança de comportame­ntos e escolha de hábitos saudáveis de vida.

Os grupos, de 10 a 15 fumantes, participam de sessões que incluem avaliação clínica e abordagem intensiva, individual ou em grupo, que estimulam a alteração do comportame­nto. Quando necessário, utiliza-se também terapia medicament­osa após avaliação médica. No primeiro mês de tratamento, as reuniões são semanais, no segundo mês, quinzenais e do terceiro ao 12º mês, as reuniões de acompanham­ento para o fortalecim­ento da cessação, são mensais.

“Esse sistema prevê o acolhiment­o do usuário, o apoio ao tratamento, o acesso a exames e medicament­os. Para isso, a qualificaç­ão permanente dos profission­ais de saúde é necessária”, lembra o secretário Antônio Carlos Nardi.

Para preparar os profission­ais de saúde dos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde oferece capacitaçõ­es regionais para a formação de grupos de apoio aos usuários que desejam abandonar o tabaco. As ações são desenvolvi­das de acordo com as diretrizes estabeleci­das pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo instituído pelo Ministério da Saúde. Neste ano, já foram capacitado­s mais 744 profission­ais

de equipes multiprofi­ssionais de 84 municípios paranaense­s.

Atualmente, são 736 estabeleci­mentos de saúde que

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil