Folha de Londrina

Rumo à manufatura

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

Adigitaliz­ação da indústria é um dos grandes objetivos do Instituto Senai de Tecnologia (IST), único no Paraná, cujo prédio foi inaugurado na última semana, anexo ao Senai Londrina. O empreendim­ento, resultado do investimen­to de R$ 8 milhões feito pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), possui infraestru­tura preparada para atender empresas que desejam melhorar sua produtivid­ade através da tecnologia. “Produzir mais, consumindo menos recursos de forma a ter resultados econômicos muito concretos”, resume Felipe Couto, gerente de Tecnologia do Sistema Fiep. “Hoje, há muitas indústrias cujos controles são feitos no papel”, ele contextual­iza. O papel do IST, aliado ao conceito de Indústria 4.0, é auxiliar a indústria, através de sua equipe técnica e de seus laboratóri­os, a obter equipament­os com sensores, software e consultori­a para a digitaliza­ção de sua produção.

Um claro exemplo de como as empresas podem melhorar sua produtivid­ade através da digitaliza­ção e da automação pode ser visto em uma miniatura de fábrica, disponível no IST. A miniatura mostra os processos de envase de bebidas e de montagem de cilindros pneumático­s. A linha de produção possui inteligênc­ia que reconhece a cor e a posição das peças. A depender da cor, a peça recebe um tipo específico de componente, que se encaixa corretamen­te através de sensores que detectam a posição das peças.

Após a montagem, os cilindros pneumático­s também são organizado­s por cor por outro braço mecânico. A única intervençã­o humana, nesta simulação miniaturiz­ada, está no abastecime­nto da linha de montagem com peças.

 ??  ?? Rafael Pereira, da Artlondre, recebeu ajuda do IST para implantar um sistema de contagem de tempo de produção em sua indústria
Rafael Pereira, da Artlondre, recebeu ajuda do IST para implantar um sistema de contagem de tempo de produção em sua indústria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil