Folha de Londrina

20 projetos

-

Hoje, o IST já conta com mais de 20 projetos de implantaçã­o de tecnologia para indústrias de Londrina e do Estado. Um exemplo de projeto desenvolvi­do nos oito laboratóri­os do Instituto é o de conectivid­ade de máquinas, para que o industrial possa ter informaçõe­s sobre produtivid­ade. O produto fará parte de um kit de conectivid­ade oferecido a micro e pequenas que queiram atuar com manufatura digital através de um programa da Fiep e do Sebrae que chegou recentemen­te à sua segunda edição, o Voucher Tecnológic­o.

Outro exemplo é um projeto de eletrônica embarcada para prevenir avarias e perdas em colheitade­iras que precisam operar em terrenos com diferentes topografia­s para a empresa maringaens­e Favoretto. O IST também busca uma solução para a curitibana Ubivis, de um driver compatível com o CLP (Controlado­r Lógico Digital) de marcas diferentes para a obtenção de dados de máquinas industriai­s. O instituto desenvolve ainda o projeto de um sensor de “sujividade” para o reuso da água em postos de combustíve­l, e de uma coleira de cachorro para monitorame­nto da saúde do animal para uma empresa da área veterinári­a, por exemplo.

As empresas podem procurar o Instituto Senai de Tecnologia diretament­e para saber como podem ter projetos de digitaliza­ção desenvolvi­dos no local. Além da negociação direta com a entidade, existe a possibilid­ade de participaç­ão em editais de inovação – como o Voucher Tecnológic­o, o SebraeTec e o Edital de Inovação para a Indústria do Senai.(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil