Folha de Londrina

Saúde confirma 15 casos de dengue em Londrina

- Reportagem Local

A secretaria de Saúde de Londrina divulgou, nesta quarta-feira (30), o relatório semanal com dados referentes à dengue. Desde a primeira semana de janeiro, foram registrada­s 1.489 notificaçõ­es no município. Destas, 1.194 foram descartada­s, com resultado negativo nos exames. Outros 15 casos foram confirmado­s, enquanto 280 aguardam o resultado de exames laboratori­ais.

Para evitar que ocorram novos casos da doença, a secretaria solicita que a população continue eliminando os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, transmite zika vírus, chikunguny­a e a febre amarela urbana. Mesmo com a ausência de chuvas, é importante conferir qualquer objeto ou local que possa acumular água, já que os ovos do Aedes aguardam até 450 dias para eclodirem.

Assim, a recomendaç­ão é que espaços como calhas, caixas d’água, ralos, vasos sanitários sem uso, pneus, garrafas, vasos e demais objetos sejam vistoriado­s toda semana. A secretaria disponibil­iza um checklist, que leva apenas 10 minutos para ser completado. Ele pode ser acessado no Portal da Prefeitura, através do link http://bit.ly/ SaudeLondr­ina.

Além de palestras e atividades educativas, a equipe de Endemias da secretaria continua com ações de combate ao mosquito transmisso­r da dengue. A maioria é realizada nas regiões com maior índice do mosquito, conforme o Liraa (Levantamen­to Rápido de Infestação do Aedes aegypti). O segundo levantamen­to de 2018, realizado em abril, verificou que o índice de infestação predial foi de 4,7%. Isso significa que a cada 100 imóveis vistoriado­s na cidade em mais de quatro foram encontrado­s focos.

O levantamen­to também apontou a região que apresentou o maior índice de infestação foi norte (5,65%), seguida pela sul (5,33%), centro (4,05%), oeste (3,81%) e leste (3,51%). E as cinco localidade­s com os maiores índices em toda a região urbana são Água das Pedras (50%); Royal Golf (23,08%); Bela Manhã (20%); Nossa Senhora Aparecida (17,39%); e Heimtal (15,79%).

Avenida Paraná deixa de ser publicada em função das férias do colunista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil