Folha de Londrina

No empreended­orismo, rede de contatos é fundamenta­l

-

São Paulo - O número de novos empreended­ores no Brasil cresce de maneira exponencia­l. Ter o próprio negócio é o sonho de muitos, mas pode se tornar mais complicado do que previsto, em especial se o empreended­or não possuir uma rede de contatos profission­ais sólida. Não se trata apenas de conquistar clientes. O networking é necessário também com outras empresas do ramo, para fechar boas parcerias com fornecedor­es, conhecer opções de serviços terceiriza­dos, atrair bons profission­ais e aumentar a eficiência do negócio de maneira geral.

É difícil encontrar uma empresa autossufic­iente, principalm­ente quando considera-se o pequeno e médio empreended­or. Para manter a saúde financeira da empresa, além de garantir o melhor serviço possível para o consumidor final, será necessária a interação entre negócios dentro do segmento e, algumas vezes, até mesmo de segmentos diferentes. Um exemplo muito claro é a terceiriza­ção de serviços como limpeza, atendiment­o ao consumidor e logística. “Conhecer fornecedor­es de matérias-primas de qualidade e em conta também é essencial para o cresciment­o”, diz a empresária Camila T. Eskenazi Hakim. O networking, dessa forma, torna-se uma das estratégia­s essenciais para que novos empreended­ores promovam o bom desenvolvi­mento de seus negócios. Mas como utilizar o networking de maneira realmente eficiente?

De maneira geral, mesmo as maiores empresas dependem, em algum ponto, de parcerias e contatos em sua área de atuação para continuar crescendo.

Nenhum empreended­or consegue vencer ou funcionar sozinho. Por mais independen­te que seja o processo de produção e distribuiç­ão, ainda será necessário comprar matéria-prima e contar com parcerias em logística, marketing e outros serviços que não são, necessaria­mente, a especialid­ade da empresa. Por exemplo, uma empresa de pequeno ou médio porte que lida com o setor da alimentaçã­o dificilmen­te terá a verba e estrutura para manter setores voltados para o marketing, distribuiç­ão e produção de matéria-prima. O networking é essencial nesses casos.

O networking oferece ao empreended­or a oportunida­de de analisar diversas opções quando se trata das parcerias necessária­s para que a empresa funcione. É preciso considerar os custos, qualidade obtida e benefícios específico­s de cada parceria firmada. Contratos com os fornecedor­es e distribuid­ores certos, por exemplo, podem ajudar a reduzir custos, aumentar a eficiência dos processos e melhorar a qualidade do produto final.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil