Folha de Londrina

Aprenda com os erros. Simples, não?

-

Aprender com um erro organizaci­onal é tudo, menos simples, já que as empresas mal conseguem detectar os erros que ocorrem”

Aprender com os erros é uma sabedoria indiscutív­el. Na maioria das empresas que conheço, os gestores querem francament­e ajudar a organizaçã­o a aprender com os erros a fim de se ter um desempenho cada vez melhor. Mas por que quase nunca funciona?

Os executivos com quem falei acham que aprender com o erro é simples: basta pedir aos outros que reflitam sobre o que fizeram de errado e exortá-los a evitar erros semelhante­s no futuro. Pode-se ainda analisá-lo, redigir um relatório sobre o ocorrido e, em seguida, distribuí-lo por toda a empresa. Mas esse algoritmo não funciona. Por quê? Primeiro, porque aprender com um erro organizaci­onal é tudo, menos simples, já que as empresas mal conseguem detectar os erros que ocorrem. E se elas nem os detectam, que dirá analisá-los ou descobrir suas causas a fim de se chegar à correta aprendizag­em!?!

O segundo motivo é que na maioria das famílias, organizaçõ­es e culturas, o erro e a culpa são duas situações que andam juntas. A certa altura, toda criança descobre que admitir um erro significa pagar por ele. É por isso que tão poucas organizaçõ­es migraram para uma cultura de segurança psicológic­a em que seja possível colher o benefício de aprender com o erro. Ao mesmo tempo em que se deseja aprender com os erros, aquele que errou tem de pagar pelo que fez. Isto gera evasão, fuga ou mesmo a famosa “operação abafa” para que o chefe não saiba.

Portanto, a oportunida­de encontra-se na coragem. Refiro-me a coragem para encarar as nossas falhas e as dos outros. Isto é crucial. Como fazer isto? O gestor deve pedir ao pessoal que seja corajoso e “abra o jogo” — e não reagir com fúria ou reprovação àquilo que, à primeira vista, pode parecer incompetên­cia. Aquele que criar atmosfera de diálogo, detectar, corrigir e gerar aprendizag­em real com o erro antes dos demais irá triunfar. Já, quem ficar chafurdand­o na lama da culpa, jamais colherá benefício algum e será enganado a vida toda!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil