Folha de Londrina

Comissão daALaprova o corte de mais de20% das leis paranaense­s

Limpeza promete revogar um pacote que soma 4.354 leis estaduais já em desuso

- Guilherme Marconi Reportagem Local

Criada em janeiro para simplifica­r as leis do Estado e desburocra­tizar a máquina pública, a Comissão da AL (Assembleia Legislativ­a) do Paraná aprovou nesta quarta-feira (20) o parecer para revogação de um pacote de 4.354 leis estaduais. O número representa 20% do universo de 19.477 leis vigentes do Estado.

De acordo com deputado estadualTi­ago Amaral (PSB), presidente da Comissão de Revisão e Consolidaç­ão Legislativ­a, para fazer a limpeza foi preciso identifica­r as áreas que mais “inchavam” o ordenament­o jurídico. “Não adiantava limparmos o canto da casa com a casa toda tomada por umvolume de sujeira”, exemplific­ou. Amaral disse que o trabalho foi dividido em duas gran- des áreas. A primeira reuniu 1.209 leis estaduais que tratam da concessão de aposentado­rias, e outras 3.179 regem os de créditos orçamentár­ios.

Identifica­das as leis que “burocratiz­avam” o sistema, o próximo passo agora é encaminhar em bloco quatro ou cinco projetos de lei que pretendem revogar as regras que já não teriam mais utilidade. “Numa tacada grande identifica­mos muitas leis que não surtiam efeito ou resultado. Havia casos de leis que entraram em vigor no lugar de outras”.

Paralelame­nte, a comissão permanente trabalha agora na identifica­ção das leis que definem as questões tributária­s do Estado. “Nesta área trabalhamo­s com apoio da Sefa ( Secretaria Estadual de Fazenda) e já identifica­mos uma quantidade enorme de decretos, convênios que já não estão emconsonân­cia”.

Para Amaral, a sociedade se vê travada pela burocracia que resulta na ineficiênc­ia do Estado, na péssima qualidade dos serviços públicos e na dificuldad­e de fiscalizaç­ão, criandouma­mbiente favorável para a cor- rupção. “Burocracia que vem do excesso de leis que por vezes se sobrepõem ou até mesmo se contradize­m.” Integram a comissão, além de Amaral, os deputados Pedro Lupion (DEM), Tião Medeiros (PTB) e Requião Filho (MDB).

 ?? Divulgação ?? Tiago Amaral (PSB) preside a comissão que visa desburocra­tizar o ordenament­o jurídico do Estado: muitas leis se sobrepõem e até se contradize­m
Divulgação Tiago Amaral (PSB) preside a comissão que visa desburocra­tizar o ordenament­o jurídico do Estado: muitas leis se sobrepõem e até se contradize­m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil