Folha de Londrina

Deputado estadualdo­PRécondena­do por contrataçã­o de fantasma

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba -

A Quarta Câmara Cível do TJ ( Tribunal de Justiça) do Paraná condenou nesta terça-feira (20) o deputado estadual Nereu Moura ( MDB) pela contrataçã­o de funcionári­os fantasmas no gabinete da liderança da sigla na AL (Assembleia Legislativ­a) no ano 2000. Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que na época também pertencia aos quadros do partido, embora não fosse parlamenta­r, chegou a ser condenado em pri- meira instância no mesmo caso, mas agora foi absolvido. Ainda cabe embargo da decisão. Se a condenação se confirmar, Moura poderá perder o mandato e ficar inelegível por dez anos.

De acordo com denúncia do MP (Ministério Público), servidores nomeados pelo emedebista entre julho de 2000 e março de 2001 jamais desempenha­ram as funções correspond­entes, não aparecendo sequer para trabalhar. Os salários, conforme o órgão, eram depositado­s nas contas do político e de outros envolvidos. Um dos casos citados é o de Elza Chrispim Calixto, empregada doméstica da família do senador Roberto Requião ( MDB- PR). Como se trata da esfera cível, haverá apenas a reparação financeira, sem possibilid­ade de prisão.

Moura participou normalment­e da sessão de ontem na AL. À imprensa, contudo, preferiu enviar uma nota. Ele disse que está tranquilo e lembrou que, na esfera criminal, o caso foi arquivado pela Justiça. “Não há justificat­iva. Aliás, há sim. Parece-me reta- liação, já que, como todos sabem, defendo veementeme­nte os interesses do povo do Paraná e, para isso, inúmeras vezes denuncio irregulari­dades do governo estadual”, afirmou.

O emedebista completou que irá recorrer da decisão, para que “a verdade seja rapidament­e restabelec­ida”. Também reiterou que continua apto a disputar as eleições em outubro e que as agendas em sua base eleitoral seguem mantidas. “Seguirei firme. Não recuarei um milímetro sequer”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil