Folha de Londrina

Decretoman­témunidas famílias de migrantes

Trump decidiu acabar com política de separação de pais e crianças detidos na fronteira

- Estelita Hass Carazzai Folhapress

Após dias de controvérs­ia e críticas, o presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta- feira ( 20) que irá acabar com a separação de famílias na fronteira, que afastou pelo menos 2.000 crianças imigrantes de seus pais desde abril. O mandatário assinou uma ordem executiva, uma espécie de decreto presidenci­al, para manter as famílias unidas. O documento determina que elas fiquem em um mesmo centro de detenção, o que pode gerar contestaçã­o legal sobre a decisão.

O presidente americano disse que a separação de pais e crianças foi efeito colateral indesejado da política de tolerância zero contra a entrada de imigrantes ilegais nos EUA. Ele reiterou, no entanto, que será mantida a orientação de processar criminalme­nte os ilegais. “Trata- se de manter as famílias unidas ao mesmo tempo em que temos uma fronteira muito forte, muito poderosa”, disse o republican­o, após a assinatura.

Ele afirmou não ter gostado das cenas de separação das famílias repetidas continuame­nte pela mídia dos EUA nos últimos dias - para Trump, qualquer pessoa “com coração” reagiria de

Washington -

forma parecida.

Na manhã desta quartafeir­a ( 20), o republican­o já havia falado que o governo pretendia manter as famílias unidas, mas que era preciso fortalecer as fronteiras. “Temos que manter a linha- dura. Nosso país não será invadido por pessoas que não deveriam estar aqui.”

A divulgação das histórias de crianças separadas dos pais e a difusão de imagens de adolescent­es em centros de detenção que mais pare- cem jaulas criaram uma crise de grandes proporções para Trump e os congressis­tas republican­os.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a primeira- dama Melania Trump teve papel importante nessa mudança de rota. Ela teria deixado claro para o mandatário, já há algum tempo, que era necessário tomar medidas para que as famílias continuass­em juntas - fosse por meio de uma ação do presidente, fosse via Congresso.

Imigrantes que cruzam a fronteira dos EUA com seus filhos têm sido separados com mais intensidad­e desde abril, quando o governo Trump anunciou a tal política de tolerância zero contra a travessia ilegal. Pelas novas práticas, os pais são processado­s criminalme­nte, o que não ocorria antes, e enviados a presídios federais. Já as crianças, que não podem ficar nesses estabeleci­mentos, vão parar em abrigos mantidos pelo governo.

 ?? Win McNamee/Getty Images/AFP ?? De acordo com Trump, fortalecim­ento do controle das fronteiras será mantido: “Nosso país não será invadido por pessoas que não deveriam estar aqui”
Win McNamee/Getty Images/AFP De acordo com Trump, fortalecim­ento do controle das fronteiras será mantido: “Nosso país não será invadido por pessoas que não deveriam estar aqui”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil