Folha de Londrina

PPS dividido entre Cida, Ratinho e Osmar

Assessoria de PDT diz ser “muito remota” chance de Osmar Dias desistir da candidatur­a ao governo para tentar o Senado

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba - A convenção do PPS, realizada na noite desta quinta-feira (2), em Curitiba, serviu mais para definir os candidatos a deputado federal e a deputado estadual. De acordo com o presidente da sigla no Paraná, Rubens Bueno (PPS-PR), que buscará a reeleição para a Câmara, os convencion­ados seguiam divididos entre apoiar Cida Borghetti (PP), Osmar Dias (PDT) ou Ratinho Jr. (PSD). A possibilid­ade de lançar um candidato próprio ao governo, contudo, foi descartada. O partido também não terá concorrent­es ao Senado.

“Primeiro tínhamos a précandida­tura de César Silvestre Filho, prefeito de Guarapuava. Ao final, ele resolveu ficar na prefeitura, até porque ainda tinha dois anos e nove meses de mandato. A partir daí, começamos a discutir a chapa de deputados federais e estaduais. As coligações majoritári­as dependem dessa convenção e os três nomes estão colocados. Ainda estamos buscando a coligação”, afirmou. “Há grupos internos que defendem um, como há grupos que defendem outro”, prosseguiu. A decisão deve ser tomada até o fim da semana, quando todos os partidos já terão realizado suas convenções.

Ainda de acordo com Bueno, quando existe uma candidatur­a própria fica mais fácil de unir a sigla e se chegar a um denominado­r comum. “Com candidatur­a própria, você une o partido programati­camente e ideologica­mente. Faz um trabalho em comum. Mas quando essa candidatur­a não existe, como aconteceu agora, cada um faz sua parte. Cabe à direção buscar a melhor solução para que o partido se mantenha unido. Meu candidato era o César. Ele decidiu ficar na prefeitura e não tínhamos preparado uma alternativ­a”.

OSMAR

A quinta-feira foi de especulaçã­o em torno de uma possível desistênci­a de Osmar Dias (PDT) em concorrer ao Palácio Iguaçu para tentar mais um mandato como senador, apoiando o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) ao governo estadual. Essa hipótese foi levantada mediante a aliança nacional do presidenci­ável e irmão dele, Alvaro Dias (Podemos), com o PSC, que no Paraná apoia Ratinho. O PSC lançou Paulo Rebello de Castro como vice de Alvaro. A assessoria do PDT no Paraná disse à FOLHA ser “muito remota” a chance de Osmar desistir da candidatur­a ao governo, lembrando que o ex-senador já “cumpriu seu papel no Senado por oito anos” e que o plano dele é “poder contribuir neste momento com o Paraná.” A convenção do PDT será realizada neste sábado.

 ?? Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo ?? O cantor Martinho da Vila disse que o ex-presidente confirmou que seguirá candidato
Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo O cantor Martinho da Vila disse que o ex-presidente confirmou que seguirá candidato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil