Folha de Londrina

Chico e Martinho da Vila visitam Lula na prisão

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba

- Os cantores e compositor­es Chico Buarque de Holanda e Martinho da Vila visitaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (2), na Superinten­dência da PF (Polícia Federal), em Curitiba. Eles entraram pouco antes das 16 horas, na condição de amigos, e saíram uma hora e meia depois, sem falar com a imprensa, nem tampouco com o público que se aglomerava em frente ao prédio, no bairro Santa Cândida.

Em vídeo gravado pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert, que teve autorizaçã­o para circular no pátio da PF, os artistas criticaram o fato de os jornalista­s não poderem entrevista­r o petista. “O correto seria a imprensa poder falar diretament­e com ele, ao invés da gente ficar de porta-voz, moço de recado. Eu não consigo entender até hoje por que a imprensa não tem... A questão é liberdade de imprensa. Cala a boca já morreu. Os grandes jornais devem ter interesse, é interesse público”, disse Chico.

“Foi uma bela visita. Achamos o Lula muito bem disposto, muito firme, decidido ir até o fim mesmo, com uma sensação de justiça, mas muito bem humorado”, completou o cantor. Martinho explicou que não se dirigiu ate o público porque fica muito emocionado nessas ocasiões. “Gosto de falar devagar, devagarinh­o...”, brincou, em referência a uma de suas músicas. Segundo o sambista, o expresiden­te confirmou que seguirá candidato enquanto não provarem sua culpa, e que não troca “a liberdade pela dignidade”.

Ambos deixaram a PF de carro. Martinho, porém, chegou a se aproximar da entrada, a pé, e acenar aos presentes, antes de entrar no veículo. Ele já tinha tentado visitar Lula em abril. Na época, contudo, o encontro foi negado pela juíza Carolina Lebbos, responsáve­l pela execução penal. Já Chico tem participad­o de mobilizaçõ­es em defesa da liberdade do ex-presidente, como o Festival “Lula Livre”, realizado nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, na semana passada. Ele iniciaria na noite de ontem uma série de três shows no Teatro Guaíra, na capital paranaense.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil