Folha de Londrina

Pressionad­o, Neymar inicia temporada no PSG

Brasileiro chega à China para disputa da Supercopa da França, sua primeira partida oficial desde a Copa

- Das agências

São Paulo - Horas depois de desembarca­r na China e se apresentar à delegação do Paris Saint-Germain, Neymar já calçou as chuteiras e retomou a rotina de treinos. O jogador chegou na madrugada desta quinta-feira (2) em Shenzen, onde a equipe se prepara para enfrentar o Mônaco, neste sábado (4), pela Supercopa da França.

O atacante teve uma recepção bastante calorosa ao desembarca­r no país asiático. Dezenas de torcedores o esperavam no aeroporto, onde autografou camisetas de futebol e posou para fotos. A chegada de Neymar ao centro de treinament­o - sob o comando do técnico Thomas Tuchel, que assumiu o posto depois da saída de Unai Emery - e o reencontro com os demais jogadores foram divulgados nas redes sociais do time.

Apesar de integrar as atividades, a participaç­ão do atacante na partida deste sábado é incerta. Como ainda estava em período de férias, o jogador não participou das partidas contra o Bayern de Munique, Arsenal e Atlético de Madrid pela Copa Internacio­nal dos Campeões 2018, nas últimas semanas de julho.

Este é o seu primeiro compromiss­o oficial no futebol desde a eliminação da seleção brasileira no Mundial da Rússia, em julho, após ser derrotado pela Bélgica por 2 a 1 nas quartas de final. A última atuação de Neymar pelo PSG foi em 25 de fevereiro, na vitória sobre o Olympique de Marselha, pelo campeonato nacional. A partida ficou marcada por uma lesão que o deixou afastado por quase três meses do futebol.

O jogo contra o Mônaco pela Supercopa da França será a primeira competição oficial do PSG na temporada 2018/2019. A estreia no Campeonato Francês ocorrerá no dia 12 de agosto, contra o Caen, no Parque dos Príncipes.

PROPAGANDA

Neymar recebeu pelo menos US$ 7,1 milhões (R$ 26,5 milhões, em valores atuais) da Gillette, do grupo americano Procter & Gamble, por dois anos para ser embaixador global da marca. No último domingo (29), o jogador e a empresa divulgaram um comercial usado como uma resposta do atleta às críticas que recebeu na Copa.

Nele, Neymar narra um depoimento que dura 1min30. No texto gravado, o atacante pede a ajuda da torcida para se reerguer na carreira. O comercial foi ao ar na TV Globo durante o intervalo do programa Fantástico, no horário mais nobre da emissora. O atacante deixou a Copa do Mundo na Rússia alvo de piadas por simular faltas.

“Você pode achar que eu caí demais, mas a verdade é que eu não caí. Eu desmoronei”, diz o texto, que encerra com um pedido: “Você pode continuar jogando pedra, ou pode jogar essas pedras fora e me ajudar a ficar de pé. E quando eu fico de pé, parça, o Brasil inteiro levanta comigo”.

O comercial, entretanto, gerou críticas nas redes sociais, na imprensa e entre publicitár­ios. Para Washington Olivetto, a ideia não foi boa para Neymar. “O mesmo poder que a comunicaçã­o tem de construir, tem para realimenta­r o problema. Uma peça às vezes mais relembra o problema do que ajuda a esquecê-lo”, avaliou.

 ?? Anne-Christine Poujoulat/AFP ?? Após virar piada no Mundial com suas quedas, atacante despertou polêmica novamente esta semana com depoimento em comercial
Anne-Christine Poujoulat/AFP Após virar piada no Mundial com suas quedas, atacante despertou polêmica novamente esta semana com depoimento em comercial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil