Folha de Londrina

‘Quero agradecer cada mulher que doa leite’

- (M.O.)

A cada campanha de aleitament­o materno, equipes dos bancos de leite sempre destacam a importânci­a do gesto de doar leite. O alimento contém proteínas, carboidrat­os, vitaminas, oligoeleme­ntos, zinco, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, flúor, lipídeos, minerais, lactose, ácidos graxos e enzimas.

E todos esses benefícios ajudam a prevenir doenças não só na infância, mas também na vida adulta. Pesquisas científica­s recentes têm constatado que os adultos que receberam leite materno quando crianças apresentam índices menores de patologias, como diabetes e doenças cardiovasc­ulares.

“Quanto mais as mulheres amamentare­m, mais saúde as crianças terão e, não somente agora, mas no futuro também. O adulto que foi amamentado tem uma saúde melhor do que aquele que não foi”, explica Márcia Benevenuto de Oliveira, coordenado­ra do Banco de Leite Humano do HU (Hospital Universitá­rio) e integrante do Calma (Comitê Municipal de Aleitament­o Materno).

Ela comenta que nos últimos dois anos, com poucas exceções, o estoque do Banco de Leite Humano tem sido suficiente. “A população tem atendido nossos pedidos de solidaried­ade e eu aproveito esta fala para agradecer cada mulher que doa leite porque é trabalhoso. Se não fossem por elas, nós não estaríamos nessa condição”, comemora.

De acordo com ela, esse estoque oportuniza leite materno diário para 25 bebês na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e UCI (Unidade de Cuidados Intermediá­rios) neonatal do HU, por cerca de 20 dias. “Além disso, nos possibilit­a fornecer leite para diversos hospitais da cidade e também em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro)”, afirma. Além de Londrina, o banco de leite conta com um ponto de coleta em Cambé e em Rolândia (Região Metropolit­ana de Londrina).

SERVIÇO

InformAçõe­s sobre doAções Ao DAnco de Leite HumAno do HU podem ser obtidAs pelo fone (43) 3371-2390

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil