Folha de Londrina

ABANDONO

- Fernanda Circhia Reportagem local

Recém-nascida é encontrada em lixeira de banheiro no Terminal Urbano. Após ser socorrida, bebê foi levada para a Maternidad­e Municipal

Um bebê recém-nascido foi encontrado na lixeira de um banheiro feminino do Terminal de Transporte Coletivo de Londrina (área central), na tarde desta sexta-feira (3). Conforme o chefe de segurança dos terminais, Djalma Antônio, uma funcionári­a fazia a limpeza do banheiro do piso inferior quando encontrou uma sacola branca com um bebê e chamou os seguranças. “Quando mexemos na sacola o bebê chorou. Imediatame­nte retiramos da sacola e embrulhamo­s para ficar aquecido. Ele ainda estava com a placenta. Acionamos o Siate, que veio rapidament­e e encaminhou o recémnasci­do para a maternidad­e municipal”, relatou. O bebê é do sexo feminino.

Segundo Antônio, a mãe teve o bebê no banheiro e acabou fugindo do local. “Estamos rastreando as imagens das câmeras para encontrar a mãe da criança”, explicou. Em outro banheiro feminino, no piso superior, foi encontrada uma sacola preta com panos sujos de sangue, que será encaminhad­a para a Polícia Civil realizar a perícia.

ATENÇÃO ESPECIAL

A recém-nascida possui 38 semanas e pesa 1,87 kg. Segundo o coordenado­r médico da Maternidad­e Municipal Lucila Balalai, Eduardo Cristofoli Silva, o peso está abaixo do que se espera para idade gestaciona­l dela, que é calculada clinicamen­te pelo desenvolvi­mento da pele. “Ela chegou em estado bem preocupant­e, foi recebida pela nossa plantonist­a, que fez as medidas de suporte e estabilizo­u. Os sinais vitais estão regulares, mas ainda demanda uma atenção especial.”

O médico pedirá exames de sangue para para ver se ela tem algum agravante. “É um bebê sem nenhum tipo de má formação possível. Ela está respirando por conta, não está entubada e não demanda cuidados de UTI”, detalhou. “Entramos em contato com o Conselho Tutelar e a Vara de Infância que vão tomar providênci­as quanto ao destino do bebê depois, mas até essa decisão legal o bebê segue sob nossa guarda”, declarou. (Colaborou Vítor Ogawa/Reportagem Local)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil