Folha de Londrina

LUIZ GERALDO MAZZA

- LUIZ GERALDO MAZZA

Ciro Gomes abominou a operação de Lula com o PSB e chamou-a de manobra golpista

A renúncia de Osmar Dias à candidatur­a ao governo gerou um impasse e fala-se numa intervençã­o do diretório nacional por aqui, na qual a presidênci­a provisória poderia ser exercida por Gustavo Fruet. E é possível que ainda neste sábado saia alguma solução, entre as quais a de refazer a aliança com o MDB.

A saída de Osmar precipitou a decisão do PPS de Rubens Bueno de apoiar Ratinho Júnior, que lá atrás foi integrante do partido, e teremos suspense até a novela da convenção deste sábado. E no meio de tanta especulaçã­o, ante a anomia que ameaçava o socialismo moreno de Brizola, um setor jovem do PDT indica à consideraç­ão dos convencion­ais o nome do vereador Jorge Goura, uma das raras expressões do “novo” na política paranaense. Evidente que se trata de solução de baixo pra cima e, portanto, revolucion­ária e que encontrará resistênci­a dos mais velhos, que certamente estarão atrás de alguma composição de conveniênc­ia nos esquemas tradiciona­is.

De outro lado há a questão da campanha presidenci­al de Ciro Gomes, já tão afetada pelos últimos acontecime­ntos, entre os quais o isolamento dos socialista­s em favor da esquerda unitária e com Lula, e que com a saída de Osmar Dias perde um dos maiores sustentácu­los regionais disponívei­s. Na verdade, Osmar desconstru­iu todas as perspectiv­as que estavam montadas e com isso acabou, ironicamen­te, favorecend­o a campanha do irmão, que tanto o prejudicou e tem todas as condições de sair em primeiro lugar pelo menos no Paraná, posto que no sul a sua situação seja muito boa, conforme as pesquisas

Nas hipóteses em análise, além do exercício da pressão sobre Osmar Dias, que aparenta inútil, há a aliança com o MDB, a postulação de um Gustavo Fruet na majoritári­a para o Senado ou o governo, mas a de tom mais excitante, pelo vanguardis­mo, é a do Jorge Goura. E é atraente porque tem todo o jeito de uma utopia, de uma impossibil­idade, o que lhe assegura o charme.

Lava Jato

E o processo continua pulsando: o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, prestou depoimento a Sergio Moro e recusou-se a falar, o que é seu direito constituci­onal. Mas no Rio a Lava Jato tem novidade com o enquadrame­nto e a prisão do banqueiro Eduardo Plass, que operava no Panamá na malha de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral. O fluxo judicial permanece vivo.

Licitação do lixo

Licitação suja do lixo é pleonasmo, redundânci­a. Da mesma maneira que havia chuncho na licitação dos transporte­s coletivos evidenciad­a na operação “Riquixá” tivemos com a ação do Gaeco, denominada “Container”, a evidência das anomalias com a destinação do lixo. Pega inclusive o time da capital dentre os 19 indiciados e presos e uma das ramificaçõ­es, aliás, frequentes em irregulari­dades, em servidores do Instituto Ambiental do Paraná

Incrível

Uma viatura com todas as caracterís­ticas de integrante da Polícia Militar, inclusive com giroflex, foi encontrada pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais e que era usada em assaltos. É mimetismo para ninguém botar defeito.

Ofensiva

Londrina é apontada como uma das comunidade­s mais exigentes em participaç­ão de caráter político e um dos seus grandes momentos foi a derrubada de dois prefeitos, Antonio Belinati e Barbosa Neto, dois populistas viscerais. No primeiro caso, a ação de suas lideranças no “Pés Vermelhos, Mãos Limpas” provocou reações inimagináv­eis até na mídia. Ainda agora há uma procedimen­to do Ministério Público estadual contra o atual burgomestr­e Marcelo Belinati, acusado de manipular o IPTU do seu condomínio.

Constrangi­mento

Michel Temer, ao dizer que seu partido, o MDB, era de gigantes, quis se referir aos anões (Renan Calheiros à frente) que contestava­m o nome de Henrique Meirelles, que ficou com 85% dos votos na convenção nacional. Roberto Requião percebeu que era uma “fria” sair candidato presidenci­al como prometera. Entraria cabisbaixo, moral nula, na convenção regional, onde aparenteme­nte pode deitar e rolar.

Repique

Ciro Gomes abominou a operação de Lula com o PSB e chamou-a de manobra golpista. Promete, em consequênc­ia, o rompimento de acordos regionais. Por sinal que os feitos, à esquerda, em Pernambuco e Minas Gerais, podem gerar surpresas ainda nas convenções.

Folclore

Houve um momento em que se admitiu que diante do cenário Beto Richa poderia disputar a Câmara Baixa e não o Senado. Pois isso se deu com o excandidat­o presidenci­al, Aécio Neves, que disputa em Minas Gerais uma cadeira para a Câmara Federal. Como Aécio, Beto Richa vai sofrer não apenas com a visita do meirinho mas com a reprise das denúncias contra ele, que não são poucas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil