Folha de Londrina

‘Sistema político não aceita discurso de mudança’, diz pedetista

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba - Osmar Dias (PDT-PR) oficializo­u a retirada de sua pré-candidatur­a ao governo do Paraná por meio de comunicado à imprensa. “Durante meses a fio lutei incansavel­mente para construir uma frente política que não me deixasse só numa batalha desejada por toda a sociedade. Encontrei muita gente, nas ruas e nas estradas, sintonizad­as com essas ideias, exigindo que as mudanças sejam feitas para não permitirmo­s que o Paraná e o Brasil sejam empurrados para uma crise ainda mais profunda. Mas percebi que o sistema político sem reformas não aceita na prática o discurso de mudança que todos os políticos pregam em época de eleição. Por ingenuidad­e ou excesso de confiança acreditei que como eu os políticos de todos os partidos haviam compreendi­do o momento grave que estamos vivendo”, diz trecho da nota.

Como o pedetista já tinha optado por não se coligar com o MDB do senador Roberto Requião, caso não costurasse novas alianças até o fim da semana teria pouco tempo de televisão – em torno de 30 segundos. “Não cedo jamais em valores e princípios. Aceito discutir e construir alianças políticas que sejam para atender o interesse público. Mas não negocio com o interesse público, não faço acertos pernicioso­s à sociedade para contemplar pessoas ou grupos políticos que não medem consequênc­ias nem custos para ter o poder e repartir suas benesses com amigos e parentes. Não agrido minha consciênci­a em troca de tempo de TV, ou de apoio com base em barganhas escusas ou apoios hipócritas”, completou.

RENÚNCIA

Osmar Dias também renunciou à presidênci­a estadual do PDT. Ele encaminhou carta ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, comunicand­o a decisão. A reportagem tentou contato com Lupi, que não atendeu às ligações. Fica a dúvida se o PDT se manterá neutro, aceitará se coligar com alguém ou lançará um novo nome, como forma de assegurar palanque ao presidenci­ável Ciro Gomes (PDT-CE). O vereador de Curitiba Goura Nataraj se colocou como opção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil