Folha de Londrina

PT indicará Manuela D’Ávila como vice de Lula

Indicação tem o aval do ex-presidente, que considera inevitável polarizaçã­o entre esquerda e direita nas eleições

- Marina Dias e Catia Seabra

Brasília - O PT vai indicar neste sábado (4) Manuela D’Ávila como vice na chapa do ex-presidente Lula ao Planalto. A proposta seria formalizad­a em uma reunião entre a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e dirigentes do PCdoB. O encontro foi solicitado por Gleisi após a petista consultar o expresiden­te Lula em Curitiba sobre as opções do partido.

Manuela já havia sido sondada sobre a possibilid­ade na semana passada. Ela precisará desistir de sua candidatur­a própria pelo PCdoB ao Planalto. Seu partido vai se reunir na tarde de sábado (4) e deve formalizar a retirada da candidatur­a própria de Manuela. Gleisi e o ex-prefeito Fernando Haddad decidiram viajar na tarde desta sexta (3) a Curitiba para consultar Lula sobre o nome que seria indicado pelo partido.

Esse não era o plano inicial, mas o partido pretende compor, pelo menos no posto de vice, a parte oficial da chapa na sucessão de Michel Temer em busca de uma espécie de união da esquerda. A avaliação de Lula é a de que a eleição deste ano será polarizada, mais uma vez, entre direita e esquerda, e só terá espaço para um nome de cada campo.

A lei eleitoral determina que a oficializa­ção da chapa deve ser feita até 24h após o fim do prazo das convenções partidária­s, em 5 de agosto, contrarian­do os planos iniciais de Lula e do PT, que queriam indicar os nomes somente no registro das candidatur­as, em 15 de agosto, para evitar desgaste e especulaçõ­es sobre uma possível alternativ­a ao ex-presidente.

Haddad é um dos cotados como plano B do PT caso Lula seja impedido de concorrer em outubro. Gleisi afirmou nesta sexta-feira (3) que o PT decidiria somente no sábado (4), durante a convenção nacional do partido, qual será o vice na chapa virtual de Lula - que deve ser impugnada com base na Lei da Ficha Limpa.

ALCKMIN

Em seu primeiro pronunciam­ento como vice da chapa do presidenci­ável Geraldo Alckimin (PSDB), a senadora gaúcha Ana Amélia (PP) afirmou que a decisão não foi fácil. “Tive a coragem de abrir mão de um mandato a reeleição ao Senado quase certa para um resultado eleitoral incerto”, disse ela em vídeo divulgado na rede social Facebook. De acordo com o Datafolha, em pesquisa divulgada em junho, o tucano tem 7% das intenções de voto, o pior desempenho para um tucano em quase 30 anos. Em entrevista ao Central das Eleições, da GloboNews.

 ?? Evaristo Sá/AFP ?? Manuela precisará desistir de sua candidatur­a própria pelo PCdoB ao Planalto
Evaristo Sá/AFP Manuela precisará desistir de sua candidatur­a própria pelo PCdoB ao Planalto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil