Folha de Londrina

Haja cafezinho...

- (L.T.)

Trabalhar na padaria quase como quem bate cartão acaba tornando a pessoa um cliente fiel. O padre Manuel Joaquim dos Santos atende na padaria cinco vezes por semana. Ao contrário do que as pessoas possam pensar, ele não é sócio do estabeleci­mento, mas haja cafezinho... “Eu cheguei a pesquisar quantos cafés uma pessoa pode consumir por dia”, ri. A relação com os proprietár­ios é boa, além da amizade - que contribui para que os cafés do padre não sejam cobrados -, a forma de trabalho também atrai pessoas a consumirem no local e, assim como outros trabalhado­res remotos, a padaria não impede que Santos utilize o espaço.

O uso desses locais para o trabalho é um costume que está crescendo no Brasil, mas para o padre não é nada inédito. “Em Portugal, desde o século 19, as pessoas se reúnem nesses lugares para ler jornal, debater. Quando eu fiz faculdade em Lisboa, eu preparei muitas provas em padarias”, conta sobre sua formação em filosofia e sobre seu trabalho como militar no país antes de se tornar padre no Brasil, função que exerce há 28 anos.

CASA DE DEUS

O home office está mesmo implantado na rotina do padre. Além da padaria e da igreja, também recebe na própria casa. “Atendo pessoas da zona rural, porque eu moro lá. Elas são do distrito Espírito Santo e patrimônio Regina e usam mais a minha casa que a padaria”, revela.

Por essa falta de estrutura e o aumento da população na região, a paróquia está desenvolve­ndo uma igreja maior. Com a estrutura mais adequada, o padre poderia atender no local, mas garante que sua forma de atuar não vai mudar. “Se eu for padre dessa igreja grande, vou continuar na padaria, porque eu descobri que aqui eu sirvo, a minha função de padre é muito mais útil às pessoas do que atrás de um confession­ário e gabinete paroquial”, defende.

Atendo pessoas da zona rural, porque eu moro lá. Elas são do distrito Espírito Santo e patrimônio Regina e usam mais a minha casa que a padaria”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil