Folha de Londrina

O que é home office?

- ÉRIKA GONÇALVES REPORTAGEM LOCAL

Há quem pense, talvez até influencia­do pelo nome, que home office seja apenas quem trabalha em casa, porém, outros tipos de ocupação também podem ser chamados assim. De acordo com a Sobratt (Sociedade Brasileira de Teletrabal­ho e Teleativid­ades), home office é apenas uma das modalidade­s de teletrabal­ho.

“O conceito de teletrabal­ho é o trabalho executado fora da empresa, com a ajuda da tecnologia. O home office é o teletrabal­ho feito a partir de casa, mas ele pode ser feito a partir de cafés, hotéis, aeroportos”, explica Cléo Carneiro, presidente da Sobratt. Já teleativid­ades são outras modalidade­s de atividade, como a educação a distância. Vendedores que visitam clientes e não ficam na empresa também são considerad­os na modalidade de teletrabal­ho, segundo ele.

Carneiro afirma que muitas empresas têm aderido ao teletrabal­ho, em grande parte das vezes no formato misto, sendo dois ou três dias em casa e os outros no escritório, ou vice-versa. “Elas podem ficar mais tempo em casa também, mas devem ir ao escritório a cada 15 ou 30 dias, para que possam socializar com os colegas. E por isso entendemos fazer reuniões, discutir novos planos, não ficar conversand­o”, esclarece.

Ele alerta também que as empresas que queiram estabelece­r esse sistema devem se preparar, ou seja, não é apenas deixar um computador com o funcionári­o. “Um fator importante é que (o teletrabal­ho) não é um benefício, ele é uma estratégia de trabalho que traz benefícios para todos: aumento de produtivid­ade, retenção de talentos, ganho de tempo, melhoria da mobilidade urbana. Para dar certo tem um processo de implantaçã­o, precisa ser participat­ivo, precisa treinar as pessoas para isso, treinar a família de que a pessoa está trabalhand­o, não está disponível. E precisa monitorar o processo”, orienta.

Carneiro conta que as empresas estão aderindo mais a essa modalidade de trabalho, mesmo em centros urbanos menores. Para dimensiona­r esse cresciment­o, está sendo realizada mais uma edição da pesquisa Home Office. “Através dela queremos mostrar o cenário do home office, quantas empresas são, quem são e como estão estruturad­as, ou se não estão estruturad­as”, justifica ele. Na última edição, em 2016, participar­am 325 empresas dos mais variados segmentos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil