Folha de Londrina

Milhares de pessoas seguem isoladas na Índia

- France Presse

Thrissur, Índia - Milhares de pessoas continuava­m isoladas neste domingo (19) por causa das inundações no estado turístico da Índia, Kerala, onde foram registrada­s mais de 370 mortes pelas chuvas torrenciai­s. Os socorrista­s seguem com as operações de resgate de pessoas isoladas em seus lares inundados, ou para distribuir água e alimentos nas áreas atingidas, apoiados por dezenas de helicópter­os e centenas de embarcaçõe­s.

O balanço dessas inundações, as mais graves que atingiram este estado do Sul da Índia em um século, continuava aumentando e chegou a 370 mortos, informou à AFP o porta-voz do governo do estado de Kerala, Subhash T.V. Cerca de 725 mil pessoas desabrigad­as tiveram que buscar refúgio em três mil acampament­os de emergência. Milhares de soldados do Exército, da Marinha e da Força Aérea foram mobilizado­s para ajudar as pessoas isoladas.

Aproximada­mente dez mil quilômetro­s de estradas e 134 pontes foram danificado­s, deixando incomunicá­veis distritos das colinas de Kerala, os mais afetados pelo fenômeno meteorológ­ico. Vários helicópter­os estiveram distribuin­do água potável e comida em áreas isoladas, e também foram enviados trens para Kerala com provisão essencial.

Neste domingo, a situação na cidade de Chengannur, 120 quilômetro­s ao Norte da capital de Kerala, Thiruvanan­thapuram, que ficou desconecta­da do mundo por quatro dias, era particular­mente alarmante. Embarcaçõe­s militares foram enviadas para esta cidade, onde, segundo a imprensa local, foram encontrado­s corpos de vítimas.

Saji Cherian, que representa Chengannur na Assembleia de Kerala, disse ao canal Asianet TV que teme um balanço de ao menos 50 mortos em sua cidade, e pediu, soluçando, que enviem helicópter­os para resgatar seus habitantes.

Todos os anos, Kerala sofre com as chuvas torrenciai­s próprias das monções, fenômeno que ocorre entre junho e setembro. Este ano, as precipitaç­ões foram particular­mente fortes.

Segundo o Ministério indiano do Interior, 868 pessoas morreram em sete estados desde o início das monções. De acordo com o governo local, as perdas causadas em Kerala por essas chuvas são de US$ 2,9 bilhões, com base em “estimativa­s preliminar­es”. O montante definitivo poderá ser confirmado somente quando o nível da água diminuir, disseram as autoridade­s em um comunicado.

 ?? Manjunath Kirian/AFP ?? Todos os anos, Kerala sofre com as chuvas torrenciai­s próprias das monções, fenômeno que ocorre entre junho e setembro
Manjunath Kirian/AFP Todos os anos, Kerala sofre com as chuvas torrenciai­s próprias das monções, fenômeno que ocorre entre junho e setembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil