Folha de Londrina

Quando nem o gênio da lâmpada resolve

- Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina

Contam a história de dois prisioneir­os condenados à morte que já estavam há seis meses na prisão.

No dia da execução, o tenente os leva pelo corredor até o pátio onde tudo acontecerá.

Chegam ao paredão, recebem um trago de bebida, um padre reza e o tenente se coloca em prontidão para comandar os soldados, já a postos:

- “Pelotão! Apontar .... ”

E então, surpreende­ntemente, naquele instante, um dos prisioneir­os vira-se ao outro e lhe diz:

- “Ei amigo. Preste bem atenção.

Tenho um plano fantástico para nós!”

Serei muito franco com você, querido leitor, querida leitora. Sabe de uma coisa? Eu vejo diariament­e “n” situações semelhante­s e tão absurdas quanto esta em muitas empresas. Gestores resolvem agir sobre grandes problemas quando já não há mais nada a fazer. Não tiveram interesse e visão clara enquanto o mal se alastrava. Agora, que é tarde, acham que terão algum domínio ou controle quando plano algum reverte ou modifica a situação.

Mas eles acreditam. E eu pergunto: “De que adianta?” Morrer de diabetes ou hipertensã­o, hoje em dia, é pura falta de disciplina e obediência a um tratamento médico. Quanto antes um diagnóstic­o for realizado, maior chance de cura haverá, desde que seguida a prescrição médica. Boas consultori­as são também assim. Quanto mais preventiva­s, melhor funcionam para o cliente que as seguir.

Pois então, acorde logo para os problemas da sua vida, da sua empresa, dos seus relacionam­entos e tudo o mais, porque, como diz a sabedoria caipira: “marmelada na hora da morte, mata o moribundo de congestão”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil