Folha de Londrina

Condenados à peste

-

Depois da fuga de presos em Ibaiti, tivemos agora outra na distrital de Quatro Barras (Região Metropolit­ana de Curitiba), onde havia 25 presos para uma capacidade máxima de oito, e para completar o quadro tivemos o estouro do sistema de esgotos da Central de Flagrantes, na qual se espremiam 51 presos em lugar que deveriam caber apenas oito. O pior está para acontecer na primeira rebelião com fuga em massa.

Esse é o grande conflito que os delegados de carreira mantêm com o sistema, sentido de sua pregação sistemátic­a contra o “guardismo” como visível desfiguraç­ão da função policial. Há uma espécie de intolerânc­ia a marcar a postura dos policiais que fazem desse tema a prioridade de suas demandas ao lado da exigência de nomeação de mais delegados.

O pior que por mais justa que seja essa questão de mais delegados, o governo está amarrado na questão fiscal e teme a hipótese de pedidos de aposentado­ria, tanto que se vale de estímulos oblíquos, pagando uma gratificaç­ão de permanênci­a aos inativos. Não pode fazer concursos por falta de grana.

Apesar disso tudo, o Paraná saiu-se bem no ranking de eficiência do Datafolha em que apenas seis unidades federativa­s se deram bem. Pela ordem, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo. É notório que entre as unidades mais ricas como Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul elas sofrem as consequênc­ias da má gestão fiscal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil