Folha de Londrina

Aberta temporada de disputa pela preferênci­a do eleitor

-

A Resolução 23.551 estabeleci­da pelo

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 2017 traz de maneira bem clara e objetiva o que é permitido e o que será coibido pela Justiça Eleitoral a partir desta quinta-feira (16), data de largada da propaganda eleitoral nas ruas e nos meios eletrônico­s. Isto é, comícios, propaganda na Internet (desde que não seja paga), distribuiç­ão de “santinhos” dos candidatos e outros informativ­os impressos estão liberados até a véspera do primeiro turno, marcado para 7 de outubro.

A publicação de propaganda por outdoor, pinturas em muros e distribuiç­ão de brindes estão na lista de itens vetados (veja gráfico). A CMTU (Companhia Municipal de Transito e Urbanizaçã­o) de Londrina segue as orientaçõe­s da legislação federal que sobrepõem ao Código de Posturas do município e à Lei Cidade Limpa. A mesma regra se estende aos demais municípios do País.

Em Londrina, o poder de polícia está atribuído à juíza da 42ª Zona Eleitoral, Fabiana Ayres Bressan, o que garante a tomada de medidas imediatas para mandar retirar material difamatóri­o ou impedir uma propaganda irregular nas ruas. Apesar da atividade fiscalizat­ória local, em regra, os processos sobre propaganda­s irregulare­s correm no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Curitiba com aplicação de multas e outras sanções.

De acordo com o coordenado­r da comissão de direito eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Londrina, Alexandre Melatti, a Justiça Eleitoral tem respondido em curto espaço de tempo essas demandas. “O que se espera é uma eleição forte em relação aos ataques. A maior dificuldad­e será na Internet. O TRE deve responder com liminares, que já impedem um dano maior a uma campanha”.

 ?? Roberto Jayme/ TSE ?? Órgão da Justiça responsáve­l por conduzir todos os processos envolvendo as eleições no País Divulgação das campanhas nas ruas e nas redes sociais dos candidatos a presidente, governador, deputados estaduais, deputados federais e senadores
Roberto Jayme/ TSE Órgão da Justiça responsáve­l por conduzir todos os processos envolvendo as eleições no País Divulgação das campanhas nas ruas e nas redes sociais dos candidatos a presidente, governador, deputados estaduais, deputados federais e senadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil