Folha de Londrina

Em carta a católicos, papa Francisco condena crimes sexuais na Igreja

- Folhapress

São Paulo - O Vaticano divulgou nesta segundafei­ra (20) uma carta do papa Francisco direcionad­a aos católicos em que o pontífice reconhece que abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica dos Estados Unidos foram acobertado­s.

É a primeira manifestaç­ão de Francisco desde a divulgação de relatório sobre abusos cometidos no estado da Pensilvâni­a ao longo de décadas. Segundo o relatório, ao menos “301 padres predadores” abusaram de mais de mil crianças. Na sexta-feira, o Vaticano soltou uma nota sobre o caso. “Mostramos não ter nenhum cuidado com os pequeninos; os abandonamo­s”, escreveu o papa.

“É essencial que nós, como igreja, sejamos capazes de reconhecer e condenar, com dor e vergonha, as atrocidade­s perpetrada­s pelas pessoas consagrada­s, clérigos e todos aqueles a quem confiamos a missão de zelar e cuidar dos mais vulnerávei­s”, disse.

O papa afirmou que, embora a maioria dos casos nos EUA “pertença ao passado”, a igreja falhou em reconhecer a “magnitude e a gravidade do dano” causado. Afirmou ainda que “nenhum esforço será poupado para impedir abusos e seu acobertame­nto”.

Francisco pediu ainda que todos os católicos ajudem a igreja a “extirpar” a cultura do abuso “em nossas comunidade­s”.

 ?? Filippo Monteforte ?? Pontífice pediu que católicos ajudem a Igreja a “extirpar” a cultura do abuso “em nossas comunidade­s”
Filippo Monteforte Pontífice pediu que católicos ajudem a Igreja a “extirpar” a cultura do abuso “em nossas comunidade­s”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil