Folha de Londrina

Planejando a compra de um imóvel

-

A casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiro­s. Mas qual é o principal item a ser considerad­o por quem vai comprar um imóvel? Há vários pontos importante­s, mas o primeiro passo é definir o valor, fundamenta­l até para tomar outras decisões

■ Por que o preço é importante?

A compra de imóvel é uma das decisões mais importante­s da vida do brasileiro. Ele simboliza a segurança de moradia para si e sua família. Como, em geral, a compra é financiada e gera compromiss­o por anos a fio, a decisão exige disciplina e cultura de controle de gastos a cada dia, a cada mês, a cada ano. Ela precisa ser planejada e tomada com cuidado, após uma série de cálculos, para evitar apertos financeiro­s até o fim do contrato e problemas com a posse do móvel.

Qual é o passo a passo para a escolha de um imóvel?

Deve começar pela localizaçã­o. O imóvel precisa estar em lugar compatível com seu padrão de renda e atender suas necessidad­es básicas de infraestru­tura, e de sua família, se for essa a situação. É importante avaliar serviços como transporte, escola, opções de lazer, hospitais e supermerca­dos, entre outros, disponívei­s na região. É preciso saber ainda quanto custa ter essas facilidade­s. Pode ocorrer de o lugar ser o ideal, mas inviável financeira­mente para o comprador.

O que mais precisa ser avaliado, além do bairro e da região?

Quem gosta de sossego deve evitar imóvel próximo de bar noturno, restaurant­e, igreja, clube, etc. Verifique também se ele não fica em rua de feira, se não há risco de enchentes e alagamento­s. É importante visitar o imóvel em dias e horários diferentes, conversar com quem já mora no local. Em caso de lançamento, convém pesquisar e ir a vários estandes de venda e, ainda, visitar algumas unidades decoradas que deem melhor ideia do imóvel. Circular por regiões e bairros onde o padrão dos imóveis seja compatível com sua renda ou uma pesquisa pela internet também ajuda o processo de escolha.

■ E, no imóvel, o que deve ser analisado?

A vistoria deve incluir uma série de itens. Comece pelo espaço, que deve ser adequado para acomodar com conforto as pessoas que vão morar no imóvel, veja se existe garagem, incidência de sol, ventilação. E, naturalmen­te, as condições do próprio imóvel, como o estado de portas, janelas, encanament­o, instalação elétrica, de acordo com o tipo de imóvel a ser adquirido.

Existem imóveis novos, usados e na planta. Conheça as caracterís­ticas de cada um.

O novo pode ser mais caro, mas proporcion­a ao comprador o prazer de ser o primeiro ocupante. O usado tende a ser mais barato, mas poderá exigir reformas, com gastos adicionais. Na planta, o comprador levará tempo para ocupar o imóvel, mas poderá pagar parcelas de valor mais baixo por um período maior. Esses pagamentos possibilit­am a formação de uma poupança equivalent­e à entrada. Nessa fase, as mensalidad­es são corrigidas por índices do setor, como o Índice Nacional de Custos da Construção, o INCC, e o Custo Unitário Básico da Construção Civil, o CUB. Uma dica é consultar pessoas que já tenham comprado imóvel na planta da mesma construtor­a e incorporad­ora e fazer, ainda, uma pesquisa pela internet para ter referência­s das empresas.

■ Casa ou apartament­o, qual a melhor opção?

A escolha dependerá do estilo e da qualidade de vida que cada um procura. No caso de apartament­o, a opção leva à análise de uma série de outros itens: imóvel de frente ou de fundos, nos primeiros ou nos últimos andares, existência e tamanho da garagem. A escolha vai envolver também custos, como o de condomínio, por exemplo. Fonte: Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliári­o e Poupança (Abecip)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil