Folha de Londrina

MPE treina policiais para receber denúncias de infrações eleitorais

- Reportagem Local

Os diversos tipos de infrações eleitorais foi o tema do treinament­o que o procurador regional eleitoral substituto, Alessandro José Fernandes de Oliveira, ministrou nesta quarta e quinta (dias 5 e 6), para toda a equipe do Disque Denúncia Paraná - 181, formada por 30 pessoas, policiais do Centro de Operações da Polícia Militar, do Departamen­to de Inteligênc­ia do Estado do Paraná (Diep) e policiais civis e militares convidados. Cerca de 50 pessoas participar­am da palestra nos dois dias, realizada no auditório do Ministério Público Federal (MPF/PR).

De acordo com o capitão Edivan Fragoso, coordenado­r estadual do Disque Denúncia, há pouco mais de um mês o 181 passou a recepciona­r denúncias de irregulari­dades eleitorais por meio de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado. As denúncias são recebidas pela central de atendiment­o, que funciona 24 horas por dia, registrand­o e dando encaminham­ento para cada uma delas.

O treinament­o teve como objetivo informar a equipe do Disque Denúncia e demais policiais sobre os tipos de infrações eleitorais que podem ser objeto de denúncias do cidadão a fim de melhor atendê-lo e dar adequado encaminham­ento para apuração. Entre os principais tipos de infrações estão corrupção eleitoral, boca de urna e transporte irregular de eleitores. As denúncias eleitorais recebidas no 181 são encaminhad­as para a Procurador­ia Regional Eleitoral e para os órgãos policiais conforme o caso.

De acordo com o procurador regional eleitoral substituto, Alessandro José Fernandes, o treinament­o é fundamenta­l para aprimorar a rotina de atividades e o preparo técnico dos policiais militares, que estão na linha de frente no recebiment­o de denúncias para melhor prestar esse serviço para a população e as instituiçõ­es envolvidas.

“Segurança pública é dever do Estado e responsabi­lidade de todos - como está na própria Constituiç­ão Federal. Quando se tem possibilid­ade de oferecer ao cidadão canais de denúncia para que ele possa participar da segurança pública, propiciand­o uma atividade policial mais qualificad­a, isso acaba impactando positivame­nte em toda a sociedade”, disse o capitão Fragoso.

DISQUE DENÚNCIA

Para fazer uma denúncia de infrações eleitorais, a pessoa deve informar corretamen­te o nome do candidato, o local onde está acontecend­o a irregulari­dade e, se possível, coletar ou indicar provas e testemunha­s. A fim de ajudar a comprovar a denúncia, fotos, gravações, cópias de documentos ou papéis compromete­dores, mensagens de e-mail e o depoimento de testemunha­s são de fundamenta­l importânci­a. A central atende todo o Paraná. As ligações são gratuitas e o denunciant­e não precisa se identifica­r. A denúncia pode ser feita também pelo site: www.181. pr.gov.br.

Há pouco mais de um mês o 181 passou a recepciona­r denúncias de irregulari­dades eleitorais

 ?? Rodrigo Gavini/Shuttersto­ck.com ?? Treinament­o teve como objetivo informar equipe do Disque Denúncia e demais policiais sobre tipos de infrações eleitorais passíveis de denúncias
Rodrigo Gavini/Shuttersto­ck.com Treinament­o teve como objetivo informar equipe do Disque Denúncia e demais policiais sobre tipos de infrações eleitorais passíveis de denúncias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil